Exercícios posturais que você deveria estar fazendo todos os dias

Posted on

Os exercícios posturais são simples e podem ser incorporados na rotina de profissionais como designers.

Quem trabalha o dia inteiro sentado, principalmente no computador, deve ficar atento às consequências que isso pode causar.

Os exercícios posturais melhoram a qualidade de vida, mas também auxiliam na prevenção de problemas futuros, por isso são tão importantes.

Profissionais do design, por exemplo, passam boa parte do dia sentados, e são horas inteiras de trabalho sem notar o quanto isso prejudica a postura.

Entenda os riscos de passar muito tempo sentado

Além do sedentarismo, quem trabalha o dia inteiro sentado está sujeito a uma série de outros problemas. Talvez em poucos meses não se consiga ver esse prejuízo causado, mas ao longo dos anos com certeza as dores pelo corpo se manifestam.

Até mesmo já falamos aqui sobre fatores que afetam sua saúde (e rendimento) como Designer.

Veja estão alguns dos principais problemas que você pode enfrentar se passa muito tempo sentado e saiba se você relaciona com algum deles:

  • Dores na coluna

Esse certamente é o maior risco de quem trabalha sentado e ignora os exercícios posturais. O que acontece é que ao ficar durante horas sentado isso faz com que a musculatura estabiliza a coluna.

Com isso, os músculos do abdômen e lombar relaxam e há mais pressão na coluna. Então, surgem as dores que você poderá sofrer, que são ainda piores quando a postura sentado é incorreta!

  • Problemas circulatórios

A saúde cardiovascular também é afetada, afinal, a panturrilha é muito importante para que o sangue retorne ao coração. Quando você fica muito tempo sentado e não caminha, isso dificulta a circulação sanguínea.

  • Tendinite e artrite

As articulações também sofrem diretamente quando você passa horas sentado. Isso ocorre pois acaba deixando de se movimentar e mexer as diversas partes do corpo que necessitam disso.

Ainda, passar o dia inteiro realizando os mesmos movimentos pode ocasionar na tendinite. Um caso comum é de quem passa horas do dia mexendo no mouse ou digitando, por exemplo.

  • Aumento de peso

É claro que trabalhar sentado é muito diferente de uma função em que você está o tempo todo se movimentando. De forma lógica, isso significa que você não perderá calorias, mas nos piores casos também aumentará de peso. Portanto, é um risco direto à obesidade!


Se indentificou? Então é hora de acabar com a dores e previnir as futuras…

10 exercícios posturais para designers

Quem trabalha como designer sabe o quanto pode ser desconfortável passar o dia inteiro sentado e depois sentir dores pelo corpo ao se movimentar.

Mas o que fazer então, parar de trabalhar?

Você não precisa ser radical dessa forma! Porém, há alguns exercícios posturais que podem ajudá-lo e são realmente simples.

Eles podem ser incorporados no seu dia a dia e “custam” apenas 10 minutos do seu tempo.

Listamos os principais exercícios a seguir para ajudar você a se guiar!

Alongamento peitoral

Exercícios posturais para quem trabalha sentado | Des1gnONNesse exercício você fica sentado e coloca as mãos na parte traseira da cabeça após juntá-las.

Concentrem-se no momento e puxe o seu peitoral até a mesa sem mexer a parte de baixo do corpo.

Esse é um movimento simples e que você pode repetir a cada 30 minutos.

 


Tríceps com a cadeira

Exercícios posturais para quem trabalha sentado | Des1gnONAproveite sua cadeira e posicione-se de costas para ela.

Depois, coloque seus braços para trás e segure na cadeira para se apoiar.

O que você fará é um movimento de agachamento, utilizando a cadeira como apoio. Coloque sempre sua força focando no tríceps e mantenha a postura reta.


Levantamento de livro

Exercícios posturais para quem trabalha sentado | Des1gnONPegue algum livro pesado à disposição e posicione-se em pé.

Segure com uma mão só e levante ele esticando o braço para trabalhar os ombros.

Faça movimentos repetidos com cada braços durante alguns minutos.


Alongamento de quadril sentado

Exercícios posturais para quem trabalha sentado | Des1gnONSentando em sua cadeira você deve esticar os dois braços para frente.

Estique também suas pernas em frente ao resto do corpo ainda sentado e faça movimentos para frente nessa posição.

O ideal é que você repita isso algumas vezes ao longo do dia para alongar o quadril.

 


Fortalecimento

Exercícios posturais para quem trabalha sentado | Des1gnONUma das formas de fortalecer a zona do abdômen e peitoral é focando na estabilização deles. Por isso, fique sentado e mantenha o corpo bem reto.

Levante uma das pernas posicionada em 90° em uma sessão de dez repetições. Depois, alterne o faça o mesmo com a outra, sempre mantendo a posição ereta.

 


Punhos

Exercícios posturais para quem trabalha sentado | Des1gnONOs punhos também são importantes!

O indicado é tentar esticar eles e movimentar de um lado a outro em sentido de rotação pelo menos algumas vezes de uma em uma hora.

 

 

 


Alongando a grande dorsal

Exercícios posturais para quem trabalha sentado | Des1gnONA parte superior do peitoral também necessita de alongamento.

O indicado é manter-se de pé e esticar os braços acima dos ombros unindo as mãos.

Faça força para longar-se, mas sem muita pressão. O movimento dura cerca de 30 segundos e pode ser repetido a cada três minutos.

 


Alongamento das costas

Exercícios posturais para quem trabalha sentado | Des1gnONSente-se na cadeira com a postura reta e dê um abraço em si mesmo.

Faça isso colocando a mão direita “abraçando” o ombro esquerdo e a mão esquerda no ombro direito. Estique e alongue bem suas costas!

 


Halteres

Exercícios posturais para quem trabalha sentado | Des1gnONVocê sabe os famosos “pesinhos”? O ideal é ter um para esse movimento ou improvise com um algo, uma garrafa de óleo, por exemplo.

Mantenha-se reto na cadeira e pegue o peso com um dos braços. Em seguida estique ele em direção ao chão e faça o movimento de erguer até o ombro.

Você pode repetir esse movimento até mesmo enquanto fala no telefone! rs


Movimentos no pescoço

Exercícios posturais para quem trabalha sentado | Des1gnONPara não prejudicar o pescoço, faça movimentos nele também.

Você pode movê-lo alternando de um lado para o outro com cuidado.

Esse é um exercício que também deve ser feito com a postura ereta e a cada uma hora.


Não se esqueça da saúde!

Passar o dia trabalhando sentado não é o problema, mas não se exercitar mesmo assim pode ser um problema! As dicas acima fazem fazem parte do artigo “10 essential desk exercises for designers” e são ideais para colocar em prática no dia a dia.

Você tem mais alguma dica interessante? Aproveite e comente aqui em baixo! 🙂



 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like