O poder de ganhar novas habilidades e ter grandes ideias

Posted on
Drawkit.io

Às vezes esquecemos que todos estamos aprendendo ou dedicando tempo na prática de novas habilidades. 

Naturalmente, todos ao nosso redor aparentam ser hiper-talentosos, mas é nos bastidores onde a gente se questiona sobre o que realmente queremos aprender e o que somos forçados a aprender para acompanhar essas movimentações da indústria criativa.

Mudamos. 

Não trabalhamos mais sem propósito ou apenas para cumprir as horas tabeladas e entregar o necessário. 

A rotina do criativo tem muito a acrescentar na sua carreira, seja com a troca de conhecimentos, experiências e aprendizados dentro do ambiente de trabalho, tudo é uma busca constante para o seu crescimento em vários aspectos. 

E é nesse jogo de aprendizado que a gente entende que as ideias não precisam mais ser coroadas com premiações. 

O design tem mudado e voltado o seu olhar para a solução de problemas.

Ter uma grande ideia pode significar ter um problema resolvido, e talvez isso tenha uma relação maior nos dias atuais.

Buscamos nos hábitos maneiras de ganhar rapidamente uma habilidade, seja para a necessidade dentro do seu ambiente de trabalho ou para se tornar o criativo um profissional mais abrangente. 

Pandemia como contexto

Desenvolver novas habilidades funcionou como um escape para os criativos durante o enfrentamento da pandemia. 

A busca por novos conhecimentos não é só decorrente do aceleramento do mercado, mas também pela busca de profissionais mais generalistas ou t-shaped.

Encontramos no aprendizado uma forma de esquecer os acontecimentos reais e, paralelamente, aproveitamos o “tempo” que a situação nos oferece para desenvolver nossos conhecimentos. 

drawkit.io

As idas aos estabelecimentos, empresas, a rotina social e educacional foram interrompidas pelo isolamento e abriram portas para o universo online, que ganhou ainda mais  importância nessa fase.

A força que o digital demonstrou durante a pandemia possibilitou que os criativos desenvolvessem suas habilidades (e as novas habilidades também) e se redescobrissem nesse universo.

Aprendendo novas habilidades e seus benefícios

Nesse contexto, o Spotify Design traz todos os meses três criativos, que trabalham para a marca, de diferentes áreas para falarem sobre as novas habilidades aprendidas ou temas ligados ao cenário atual e qual a sua relação com tudo isso.

Alexandra Goree, Designer de Produto do Spotify,  responde a pergunta sobre novas habilidades aprendidas recentemente e conta como elas trouxeram benefícios para ela.

“Recentemente, descobri os benefícios da escrita como ferramenta de design para me ajudar a entender e explicar minhas próprias ideias. Eu mantenho um diário de design para meus projetos, onde escrevo tudo usando apenas palavras e como se não houvesse nenhum elemento visual. Escrever me ajudou com a exploração de ideias, organizando meu cérebro para descobrir os processos de pensamento e comunicando com mais clareza as decisões de design.”

As novas habilidades podem ou não ter relação com a área que você escolheu trabalhar, mas uma coisa é fato: aprender é a forma mais inovadora e abrangente de ter ideias mais criativas.

Para criativos, as plataformas educacionais como Skillshare, Domestika, Crehana e Udemy são um prato cheio e com um custo-benefício bem legal para começar a testar novas habilidades. 

Você pode ir além, seja com softwares ou com algo mais hand craft (artesanal), e abrir novos caminhos para novas e brilhantes ideias. 🙂

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like