Vida de Designer: Dicas para economizar tempo e melhorar o fluxo de trabalho

Posted on

Economizar tempo e ganhar agilidade para sobrar mais tempo! Esse ciclo é algo que todos buscam durante a sua vida profissional e em seus projetos.

Ter tempo para criar trabalhos pessoais ou produzir de forma mais rápida para atingir às expectativas do seu cliente e conseguir lidar com mais de um, é algo recorrente e que não tem uma fórmula exata sobre como conseguir.

Porém, existem alguns métodos e processos que podem ajudar você a ter essa otimização de tempo e, consequentemente, desenvolver habilidades para ser mais ágil.

Entenda a diferença entre ser um “designer artista” e um “artista designer”

Muitas vezes construímos o nosso processo de acordo com o trabalho ideal que gostaríamos de oferecer.

Às vezes imergimos em diversas pesquisas, metodologias próprias, criações de boards visuais e muitos outros caminhos para entregar o melhor projeto.

Mas, é importante entender que, o seu tempo é dinheiro e que o cliente nem sempre espera por algo tão complexo assim.

Precisamos equilibrar o que seria “o melhor dos dois mundos”, onde você entende qual a expectativa e a demanda do seu cliente e o quanto ele está disposto a investir, sem deixar de lado a sua capacidade criativa mas considerando o tempo que vai ter para desenvolver.

Precisamos entender que fazer o trabalho de uma forma eficiente e realizar o trabalho de uma forma satisfatória podem ser duas coisas diferentes.

Avalie as suas opções. Entenda o que o seu cliente está esperando de você e, assim, você vai conseguir determinar um valor justo para corresponder às expectativas dele sem ultrapassar o seu tempo de trabalho estimado para o projeto.

Você pode ser criativo e eficiente ao mesmo tempo. 🙂


Para economizar tempo: crie, antes de tudo, na sua cabeça!

Ter uma ideia do que você gostaria de aplicar nos seus projetos ajuda você a buscar caminhos e referências que facilitem na hora da execução.

Por exemplo: vamos considerar o tempo que você ganha enquanto está em uma reunião com o seu cliente. Receba o briefing e, ao mesmo tempo, deixe  as ideias fluirem na sua cabeça —um processo que pode te ajudar a ganhar umas horinhas a mais.

Métodos para economizar tempo e melhorar o fluxo de trabalho - Des1gnON
Pablo by Icons 8

Uma forma de conseguir trabalhar isso em você é sempre ter referências, mesmo que você não tenha um projeto para pensar e criar. Se alimentar de fontes criativas vão te deixar um passo à frente para iniciar os seus projetos.

E, dependendo do tipo profissional criativo que você é, rabisque tudo o que estiver pensando — mesmo as ideias mais malucas e sem sentido, isso pode te ajudar em algum momento ou de alguma forma que você nem espera.


Considere o seu tempo de trabalho

Nem tudo você vai conseguir criar do zero, e dentro dos seus processos é sempre bom ter uma carta na manga.

O que seria essa carta na manga para econonizar tempo?

Usar sites gratuitos ou pagos para adquirir materiais gráficos, imagens, ajudam você a ganhar mais tempo dentro do projeto.

Métodos para economizar tempo e melhorar o fluxo de trabalho - Des1gnON
Pablo by Icons 8

Por exemplo: sabemos que criar ícones do zero e com uma identidade exclusiva são super legais. Então, se a sua demanda permite que você faça isso, respeitando o seu tempo, o do cliente e se o valor do orçamento é correspondente, só vai!

Mas, se o seu projeto precisa ser entregue em um prazo apertado, você pode sim utilizar desses recursos para entregar um projeto com qualidade.


Tenha um processo e recursos na manga

Ter um processo seu antes de iniciar qualquer projeto ajuda a otimizar tempo também.

Saiba onde buscar referências, quais materiais que podem dar suporte ao seu trabalho e quais ferramentas são essenciais na hora de cumprir o papel dentro do que foi pedido facilitam na hora de produzir.

Aqui temos um artigo bem bacana com 50 ferramentas de referências e utilidades para designers.

Métodos para economizar tempo e melhorar o fluxo de trabalho - Des1gnON
Pablo by Icons 8

Além disso, é importante receber do seu cliente um bom briefing.

Dessa forma, você evitará ruídos na hora de criar, evitará também excessos de alterações e irá conseguir entregar o projeto com tempo de sobra e de forma muito mais assertiva!

Se não souber como criar um briefing para seu cliente, temos um modelo de briefing pronto aqui (você pode customizar como quiser).


Experiência

Uma das melhores maneiras de economizar tempo é a experiência. Quanto mais experiência você tem, mais confortável você desenvolve os os seus projetos.

Métodos para economizar tempo e melhorar o fluxo de trabalho - Des1gnON
Pablo by Icons 8

A experiência, mesmo sendo ela um processo, também requer tempo.

Portanto, seja crítico com o seu trabalho principalmente no início da sua carreira.

Entenda onde você precisa melhorar e como pode ir agilizando os seus processos dentro do dia a dia para evitar frustrações.

Gostou? Conta pra gente quais são os seus métodos e processos criativos para ganhar tempo. 🙂


Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like