Não existe uma divisão entre pessoas criativas e não-criativas. A criatividade faz parte dos seres humanos, basta encontrar a confiança criativa necessária para ser bem sucedido.
Já vou negar aqui o grande mito da nossa sociedade:
Criatividade não é um dom.
Sinto até vontade de virar os olhos para cima quando alguém fala isso.
A verdade você já é criativo, querendo ou não, sabendo ou não. Mas a criatividade ainda é um enigma para muitos.
A dificuldade de encontrar confiança para ser naturalmente criativo é real, e são muitos os que se sentem “bloqueados”, com medo de errar ou mesmo com medo de começar.
Isso é chamado “defesa da mente” — o medo de errar e falhar, antes mesmo de tentar.
Entretanto, o que muitos não sabem (ou percebem) é que essa confiança em ser criativo ou criativa pode ter sido um dia ofuscada, por alguma coisa ou alguém. Um colega que te ofendeu? Um professor que te julgou?
É disso que esse maravilhoso vídeo fala: a confiança criativa e como conquistá-la. David Kelley conta histórias de sua lendária carreira no design e de sua própria vida, oferecendo maneiras de melhorar a confiança criativa.
São 11 minutos e meio que valem MUITO a pena!
Espero que você tenha gostado e se inspirado com esse vídeo tanto como eu.
Sei que, na nossa área, a criatividade é muito exigida e, muitas vezes, essa falta confiança nos atrapalha, e muito. Por isso é importante saber o que nos ajuda e como melhorar essa confiança criativa cada vez mais.
Aqui abaixo eu deixo 2 excelentes artigos, com dicas e exercícios, que irão te ajudar a trabalhar ainda mais essa confiança criativa de diversas maneiras: