O designer é um profissional que alia técnica e criatividade. Ele é o único que pode criar o conceito de identidade visual de um determinado produto, criando um padrão de personalidade para sua marca.
Dentre as áreas de atuação, destacam-se empresas de tecnologia, startups, estúdios especializados em design, agências de publicidade, jogos digitais e até na produção de material audiovisual.
Esse último segmento, inclusive, é um dos setores mais competitivos e com maior número de serviços. O designer gráfico audiovisual é um profissional mais voltado para área publicitária, mas também pode trabalhar na produção de vídeos para o Youtube.
Com a facilidade em produzir material gravado para grandes plataformas de vídeo, uma simples câmera de celular é suficiente para colocar uma ideia em prática.
Porém, independentemente da qualidade do conteúdo, o design se fará necessário como um diferencial. Ele, por sua vez, será o único capaz a desenvolver elementos gráficos que irão atrair a atenção do espectador.
Os principais youtubers do Brasil e do mundo (aqueles com mais de 500 mil inscritos), incorporaram o serviço de design no resultado final de seus vídeos.
Afinal, um bom projeto gráfico é de suma importância para a identidade visual e apelo para o seu conteúdo.
Um exemplo de case de sucesso no que se refere ao design para vídeos
O canal Ilha de Barbados, voltado para um público acima dos 25 anos, desenvolveu um programa de discussão sobre os mais variados temas. Por isso mesmo seu projeto gráfico é totalmente despojado, com uma vinheta dinâmica e letterings bem-humorados que se alternam entre os três anfitriões (Cauê Moura, PC Siqueira e Rafinha Bastos).
Todo esse desenvolvimento gráfico é pensado exclusivamente para contribuir no apelo junto ao público. Ou seja, temas abordados de forma descontraída devem ser pautados por uma criação gráfica à altura.
O Designer Gráfico Audiosvisual e sua importância
Mas afinal, no que o designer gráfico audiovisual poderá contribuir para o conceito de um vídeo?
A resposta é basicamente tudo.
A começar pela direção de arte, baseada na temática a ser abordada no material. Canais infantis voltados para o público feminino, por exemplo, se utilizam excessivamente da cor rosa, magenta e vermelha na sua composição. Essas cores dão forma ao contexto do vídeo, reforçando que o conteúdo é direcionado prioritariamente para meninas.
A vinheta, ou apresentação animada no começo ou nas transições de vídeos, é um trabalho realizado pelo designer gráfico audiovisual. Esse profissional é incumbido de dar dinamismo, baseando-se na identidade do material. Essa animação, que pode ser complexa quanto simples, dependendo da necessidade de seu realizador, serve como abertura e introdução a um tema.
O desenvolvimento de elementos gráficos também são atribuições de um designer.
Sabe aquela a legenda animada que informa o nome da pessoa durante o vídeo? As mais bem trabalhadas são obras desses profissionais. Além de ficar bonito aos olhos do espectador, ela contribui para informação.
O mesmo é válido para os letterings, que é nada mais do que um texto jogado no meio do vídeo. Se for bem trabalhado, o informativo irá fornecer dinamismo ao material e, automaticamente, irá prover mais engajamento e atenção do público.
Além de tudo isso, o designer mais qualificado poderá realizar animações das mais variadas, como infográficos, por exemplo. Esse tipo de arte contribui para contextualizar a informação a ser levada para o público.
Muitos youtubers e empresas se utilizam desse apelo gráfico na composição do vídeo. O Canal Nostalgia, com mais de 10 milhões de inscritos, por exemplo, se utiliza dessas composições animadas para ilustrar os temas abordados, de forma didática e divertida.
Por conta de todas essas funções, o designer é muito importante para a produção audiovisual.
Afinal, com uma câmera na mão todo mundo consegue criar um conteúdo. MAS é só o profissional de design consegue elaborar com eficiência toda a identidade visual do vídeo.