Não sei se isto acontece com você, mas meus olhos brilham ao ver uma boa animação em looping.
Animar uma ilustração em looping não requer uma produção que exija muito do seu tempo e pode ser mais simples do que imagina. Basta ter habilidades em ilustração e ser criativo – e é assim que o designer Eran Mendel dedica seu tempo.
1. Por onde começar?
Segundo Eran, o primeiro passo é o mais desafiador: começar com uma história.
A dica é pensar em alguma idéia engraçada, mas que ao mesmo tempo seja atraente e, também, simples de entender. E, claro, tem que funcionar bem como uma animação em looping GIF.
Por exemplo: um de seus projetos pessoais é sobre Game of Thrones, onde ele criou um GIF para cada episódio. Mas o desafio está no processo criativo, onde ele criava em cima de cenas violentas uma animação que fosse fofa e representasse o episódio inteiro.
2. Mantenha a simplicidade
Quanto mais simples o design, mais simples será o processo da animação. Manter-se minimalista pode te dar mais liberdade na hora de animar.
Um design complexo irá possuir muitos detalhes, sombras, texturas, sendo assim, te dará mais trabalho na hora de animar, pois precisará prestar atenção em cada frame. O segrego é manter tudo simples e minimalista.
Por exemplo:
- trabalhar com formas geométricas;
- trabalhar com cores flat;
- evitar detalhes desnecessários como dedos dos pés e dedos das mãos — linhas simples te permitem esticar, encolher e brincar como se fossem massinha de modelar.
O interessante é que você pode usar e abusar dessas formas e ainda pode adicionar humor, estilo e interesse visual. Imagine, por exemplo, um corpo enorme com uma face bem pequena, ou braços extremamentes grossos com pernas finas. Animações de personagens simples são mais elegantes e expressivas.
Veja, como exemplos, estas animações em loop feitas com elementos básicos: linhas simples para os membros, linhas um pouco mais grossas para o corpo, e dois círculos para a cabeça e cabelo.
3. Os loops deverão ser perfeitos
Falhas são facilmente vistas se a animação em looping não for perfeita.
Preste atenção nos detalhes, e ainda mais atenção a cada frame da sua animação, para ter certeza que o loop não terá nenhuma emenda.
DICA: Para ter certeza que a animação funcionará em loop, a primeira coisa a fazer é criar o primeiro e último frame de forma que sejam uma combinação suave um com a outro. Depois, é só partir para a criação do corpo da animação.
Algumas idéias:
- Inclua mini-efeitos.
Por exemplo: adicione estrelas/brilhos para dar efeitos; sombras para efeitos de velocidade; nuvens pequenas se algo pesado bate no chão. - Exagere nos movimentos.
Por exemplo: separe a cabeça do corpo quando um personagem recebe um empurrão ou soco. - Escolha bem sua paleta de cores.
Um GIF tem limite de 256 cores, então gradientes podem ficar pixelados.
Conclusão
- Pense primeiramente na história a ser criada para sua animação em looping, seja simples e objetivo.
- Manter-se simples também nas ilustrações criadas. Detalhes podem deixar tudo mais difícil na hora da animação. Pense na composição, formatos, e cores também.
- Loops perfeitos. Nesta fase nada pode sair errado. Comece a animação juntamente pelo começo e fim, depois parta para o restante dos frames. Pense nos movimentos e efeitos.
Mais inspirações de animação em looping:
Referências:
– Invisionapp Blog
8 comments
Qual programa geralmente se utiliza para fazer esses gifs?
Olá Caio, os programas usados para fazer estas animações foram, primeiramente, o Illustrator (para criar os vetores), e depois o Adobe Flash. Creio que também há outros programas bons, como o ou After Effects ou Premiere Pro.
Lembra muito o trabalho do Magoz
Lembra mesmo 🙂 Suas ilustrações inspiram igualmente !
Muito bom haha…
😀
só por curiosidade quanto tempo leva fazer estes vetores e gifs?
Os vetores em 1 dia você faz tranquilo, já a animação pra ficar assim perfeita e contando que tem que importar e rigar tudo, bota ai pelo menos 2 dias