7 Etapas na Criação de Camisetas (incluindo Processos de Impressão de Estampas)

Posted on
Des1gnON | 7 Etapas na Criação de Camisetas

Camiseta é mais que uma peça de roupa, e sim algo que revela sua personalidade e sua alma. Conheça a história por trás da criação de camisetas e todas as etapas do desenvolvimento, processos e técnicas de impressão.

Um pouco de cultura criativa

O surgimento da primeira camiseta, uma evolução aos union suits, uma roupa íntima feita de linho, aconteceu no final do século XIX com o simples propósito da simplicidade. O objetivo era eliminar os botões e usá-la como uma peça de roupa casual e prática.

Depois de mais de 70 anos do aparecimento de um homem na capa da Revista Life com uma camiseta Slogan de Aviação Americana, a popular t-shirt deixou de ser uma “roupa de baixo” para se transformar em uma forma de se comunicar, contar histórias e em alguns casos um item de autopromoção e publicidade.

Para muitas pessoas, uma camiseta é um objeto que revela sua personalidade, sua alma vestida. Você também é assim?

Funciona como uma espécie de voz e aceitação em uma determinada tribo, uma maneira de se juntar a comunidades com interesses em comum.

Não importa se ela está manchada, rasgada ou velha, mas nós não conseguimos nos desfazer delas!

Camisetas trazem histórias de vida e geralmente é a primeira coisa que as pessoas percebem em nós. Elas fazem parte da nossa identidade. E eu concordo TOTALMENTE.

Como comecei a criar minha própria coleção de camisetas

Para ilustradores, designers gráficos ou tipógrafos, a ideia de transformar seus designs em camisetas pode ser um ótimo hobby e acabar se transformando em um negócio.

Des1gnON | 7 Etapas na Criação de Camisetas

Eu comecei a desenhar as minhas camisetas com o objetivo de compartilhar mensagens positivas e divertidas.

Eu precisava fazer algo diferente do que já existia. Eu não aguentava mais ver alguém usando a mesma camiseta que eu.

Comecei a criar a minha própria coleção em séries limitadas que acabaram virando itens de colecionadores.

O mais legal de tudo é o processo. Todas as etapas até o produto final.

Existem detalhes que não podem ser esquecidos e técnicas que devemos conhecer antes de começarmos qualquer tipo de viagem pela Galáxia das Camisetas.

Vamos juntos? Partiu!

Des1gnON | 7 Etapas na Criação de Camisetas

O Processo de criação de camisetas: do início ao fim

Porque você precisa de uma camiseta?

Seja um item promocional para a sua empresa, uso pessoal ou uma nova marca de camisetas divertidas você vai precisar introduzir valores de marca consistentes em todos os seus produtos.

Saber se comunicar com seu público-alvo é  importante na construção do design.

Sua camiseta tem um estilo retrô ou moderno? Despojado ou mais luxuoso? O Design é mais orgânico ou geométrico? Seu público é jovem ou mais velho?

Construir um briefing é essencial para geração de ideias e etapas de pesquisa.

Processo criativo

Eu costumo usar o Pinterest como inspiração  para meus designs.

Meu processo consiste em gerar uma infinidade de sketches em uma folha de papel que depois se conectam e geram outras ideias mais evoluídas e mais concretas. É um processo de aperfeiçoamento, de modelagem.

Defina Quantidade e Orçamento

Antes de começar a desenhar, planeje seu orçamento de acordo com a quantidade, cores e método de impressão.

Dependendo do seu método, cores adicionais podem custar mais dinheiro. Se o seu orçamento é pequeno, uma boa maneira de economizar é usar poucas cores.

O número de camisas que você precisa também influenciará seu método de impressão. Alguns métodos são ideais para impressão em massa. Outros têm um custo maior por camisa e são melhores para pedidos pequenos.



Quais são os Processos de Impressão?

A impressão em camisetas começou há quase 60 anos e hoje há uma infinidade de maneiras pelas quais isso pode ser feito.

As camisetas estão sempre na moda devido à sua facilidade e praticidade na hora de compor o look. Numa época onde as pessoas se preocupam cada vez mais com o seu visual e querem expressar sua individualidade, se diferenciar nesse mercado é essencial. E para isso é preciso conhecer bem as técnicas de customização e estamparia de acordo com as preferências de cada público. Vamos abordar as técnicas mais conhecidas e usadas por artistas e impressores.

⇨ Sil Screen

A serigrafia, também chamada de silk screen, é um método de impressão aonde a tinta é vazada através da pressão de um rodo ou puxador sobre  uma tela preparada especificamente para isso.

Essa tela é feita de poliéster ou nylon e a gravação é realizada através do processo de foto-sensibilidade em uma mesa de luz. Os pontos escuros correspondem aos locais vazados na tela, por onde a tinta passa. Já os claros são os que estão impermeabilizados, e assim não há passagem de luz.

Pode ser feita de forma manual, com pessoas realizando o processo ou automática, onde máquinas efetuam os passos.

O processo consiste em criar telas originais do seu design (uma para cada cor) para que você possa imprimir em massa.

É um padrão confiável para impressão, acessível e de alta qualidade. Ideal para grandes encomendas superiores a 20. Uma nova tela é necessária para cada nova cor ou revisão de design. Desenhos coloridos acabam saindo caros.

⇨ Silk Digital

Essa técnica consiste em imprimir o desenho diretamente na peça através de uma máquina muito parecida com uma impressora a jato de tinta.

É hoje um dos métodos mais populares de impressão. Além de ser muito prático pois não há necessidade de uso de matrizes, cilindros ou materiais mais trabalhosos, é um processo altamente personalizável aonde você pode imprimir praticamente tudo em alta resolução de cores e design.

Eu optei por essa técnica pela quantidade de cores dos meus designs e pela fidelidade aos detalhes.

Como minhas séries são limitadas e a quantidade reduzida, esse processo se encaixou perfeitamente ao meu negócio. Oferecer um produto de alta qualidade a custos justos foi o meu objetivo.

⇨ Transfer

Esse processo nada mais é do que a transferência de uma imagem do papel para o tecido da camiseta.

Isso se dá através de uma prensa ou prancha térmica aquecida. A tinta contida no transfer vai para a camiseta quando é feito pressão com uma alta temperatura por alguns segundos.

É um processo com maior durabilidade, pois não usa tinta MAS a qualidade é inferior ao digital — além das limitações de impressão à alguns tecidos e cores de malha.

Pense 100% em tamanho real

Ao começar a esboçar ideias, pense em tamanho real, como se uma pessoa estivesse vestindo a camiseta.

Você não precisa preencher todo o espaço. Colocar seus sketches sobre a camisa facilita seu entendimento espacial.

Se você escolher um processo de impressão de tela, tamanhos maiores podem exigir telas diferentes, o que significa custos mais altos.

Um Designer pode te ajudar?

Se você não é um designer ou precisa de algum para colaborar com a criação de camisetas, chegou a hora! Parcerias podem ser muito divertidas!

Encontre um designer que pense como você e entenda seus conceitos. Considere a personalidade, o estilo de design e a experiência do designer.

Conte sua história, suas ideias e o público-alvo que precisa alcançar.

Envie-lhes imagens de designs, cores, camisetas como exemplos e que correspondam ao que você está procurando. Quanto mais informação, melhor será a comunicação entre você dois.

Hora do Print!

Quando o seu design estiver pronto, será hora de imprimir.

Encontre um lugar que ofereça o método necessário a um preço acessível. É claro que recursos extras e descontos para melhorar o negócio também são ótimos.

Analisar as opções de impressão e encontrar a melhor para o seu projeto em particular geralmente requer experiência e tempo. Testes de impressão e muita paciência são exigidas nesse momento.

Dica final: aprenda com os erros, não desista e viva a experiência fantástica pelo mundo das camisetas!

Caso você queira conhecer mais sobre meu trabalho como designer e artísta, e minha experiência com criação de camisetas, conheça o minha loja e meu site Darruda Design.

Boa sorte! 😉


Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like