Livro indispensável que todos designers deveriam ler: O Design do Dia a dia

Powered by Shutterstock

Preciso confessar que demorei para ler este livro, mas ao ler percebi que deveria ter feito isso há anos, e ter lido mais de uma vez, com toda certeza.

O livro para designers da vez é O Design do dia a dia, do excelente Donald A. Norman.

Livro para Designers - O Design do Dia a dia

Escutei a primeira vez sobre este livro quando estava começando a trabalhar com UX Design. (Agradecimentos especiais ao meu amigo Colm Hewson — thanks Colly —, que indicou esta maravilha!).

A minha intenção, antes de ler o livro, era compreender melhor os usuários/consumidores; por que eles agem de um modo e não de outro; como melhorar meu design para outros se beneficiarem com isso. A real intenção ao ler era aprender como fazer com que usuários fossem felizes e satisfeitos ao usar algo desenhado por mim.

Ao ler, descobri que o conteúdo ia muito além disso.

Quando vemos um objeto pela primeira vez, de que modo aprendemos a usá-lo? Como administramos as dezenas de milhares de objetos, muitos dos quais só encontramos uma única vez? — Donald Norman.

É incrível a quantidade de objetos que interagimos todos os dias. Podemos contar alguns milhares. Desde a interação que temos com cada parte do carro ou cada botão da máquina de lavar roupa, até a ação de usar a caneta ou abrir a porta. Alguns fáceis de entender e super intuitivos, outros difíceis e frustrantes de usar, não fornecendo indicação alguma ao usuário. E, infelizmente, temos que lidar com objetos ou produtos mal concebidos a todo momento.

Des1gnON - Livro para Designers - O Design do Dia a dia - Carelman para masoquistas

Para nossa felicidade, neste livro o autor analisa profundamente o por que de muitos usuários se sentirem frustrados ao usar um determinado objeto ou produto.

Ele mostra que a dificuldade em manipular certos produtos, e entender seu funcionamento, não é causada pela incapacidade do usuário mas sim por uma falha no design. Ou seja, design é mais do que dar uma bela aparência à alguma coisa: é um ato de comunicação onde deve haver um profundo conhecimento e compreensão da pessoa com quem o designer está se comunicando.

Para ter uma melhor idéia, seguem os 3 principais tópicos do livro “O Design do dia a dia“:

A culpa não é sua

A idéia é simples: quando as pessoas têm dificuldade com algo, a culpa não é delas — é do design! Você já se frustrou tentando usar um objeto do cotidiano, ou mesmo um aplicativo novo, e se sentiu burro por não conseguir? Pode ficar tranquilo, a culpa não é sua. Liberte-se do sentimento de incompetência.


Princípios do Design

Variados conceitos e ferramentas importantes para que designers se certifiquem de que seus produtos sejam compreendidos e usáveis.

Um deles, por exemplo, é o feedback (ou retorno de informações), que é importantíssimo no design, para mostrar o efeito de uma ação. Sem retorno de informações, ficamos esperando saber se alguma coisa aconteceu — o botão foi realmente pressionado? Quando não temos feedback acabamos repetindo o comando e/ou ficamos frustrados.


O Poder da Observação

Cada pessoa que ler o livro irá se tornar um observador atento e sensível de pessoas, objetos e da maneira como tudo interage. Para aprender, primeiramente observe a si mesmo, e observe os outros. Um olhar com atenção pode observar muita coisa, e irá se descobrir explicando como corrigir o problema.


Concluindo…

Mas não pense que o livro é focado apenas nos objetos do dia-a-dia. O conceito vai muito além, explicando o design apropriado e centrado no humano, muito importante na área de experiência do usuário, interação do usuário e design em geral.

O intuito é aprender fazer com que seu design seja compreensivo e usável, onde tenha um equilíbrio e harmonia entre beleza estética, usabilidade, confiabilidade, custo e funcionalidade.


Quer este livro?! Ganhe aqui!
Vamos sortear 1 (um) exemplar, em português, em nosso Instagram! Veja aqui como participar.

 

Share

Livro indispensável que todos designers deveriam ler: O Design do Dia a dia

Discussion

2 Responses

Leave A Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *