Olá Criativos! Hoje quero trazer para vocês a resenha de um livro que apesar de não ser novo tem um conteúdo atemporal e que pode ajudar tanto os designers mais experientes quanto aqueles que estão começando agora.
Estou falando do livro “Design de Logotipos que Todos Amam” tradução de “Logo Design Love“, do designer gráfico irlandês David Airey, que se especializou na criação de logotipos e identidades visuais.
Apesar de conter alguns trechos com traduções no mínimo estranhas. a essência do livro não se perde. Sendo de fácil leitura e com uma linguagem bem simples, David nos mostra como é seu processo de criação e passa importantes dicas desde a reunião inicial com o cliente e a criação do briefing, até a apresentação dos conceitos e a escolha final.
David também mostra no livro todo o processo de criação de alguns dos logotipos que desenvolveu, explicando as decisões tomadas e mostrando quais os motivos que o levaram a seguir por aquele caminho.
O livro também traz relatos de outros renomados designers e alguns dos logos desenvolvidos por eles.
O mais legal e uma das coisas mais interessantes são as 25 práticas de design que David deixa no final do livro, vale muito a pena ter esse na sua coleção! Deixo aqui alguns trechos do livro para conhecer um pouco de seu conteúdo.
Trechos do Livro
Ao criar identidade visual, você deve sempre indagar se o seu logo pode se adaptar a diferentes materiais ou mídias. (Página 15)
Quando se trata de projeto de logo e identidade visual, o melhor é deixar as tendências para a indústria da moda. Tendências vão e vêm como a brisa, e a última coisa que você quer é investir muito do seu tempo e do dinheiro do cliente num projeto que ficará vencido quase que da noite para o dia. (Página 28)
Dito de um modo simples, se muitos clientes estão solicitando os seus serviço de design, é hora de cobrar mais, porque este é um sinal de que você tem valor. (Página 78)
Usar mapas mentais ajuda você a considerar muitas direções possíveis do design. (Página 90)
Dica 12. Lembre-se da legibilidade
O público muito provavelmente vai ver o logo que você criar por um segundo ou dois antes de seguir em frente. Então, legibilidade é a chave, especialmente quando a marca não é bem conhecida.
Por exemplo, o manuscrito de um cliente pode parecer bonito, mas se a maioria das pessoas não consegue ler imediatamente, então nem pense em usá-lo como logotipo.
É isso ai pessoal, recomendo a todos que quiserem aprender um pouco mais sobre design de logotipos e identidades visuais a ler o livro do David Airey, um especialista no assunto e que consegue transmitir seu conhecimento com uma clareza impressionante, seja você um designer iniciante ou experiente.
Caso queria conhecer mais sobre o designer David Airey pode acessar um de seus dois blogs, logodesignlove.com e davidairey.com
Até a próxima!
Referência Bibliográfica:
AIREY, David. Design de logotipos que todos amam. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010)