Como vencer o bloqueio criativo

Posted on

Com certeza você já se deparou alguma vez com uma folha/tela em branco, e ao invés de ser um mundo de possibilidades era apenas… Uma folha/tela em branco! rs

Muitas pessoas já sentiram essa sensação de impotência diante de uma atividade, e é bastante comum que, nesses momentos, não se tenha paciência para esperar as idéias fluírem, mas fique calmo, pois, isso passa!

Abaixo algumas dicas para ajudar a manter as idéias em ordem!

 

Anote tudo

 

Tudo mesmo! Faça uma lista com as principais idéias que tiver em mente. Tenha sempre em mãos papel e caneta (ou qualquer outro dispositivo que te agrade) para fazer anotações. Vale até deixar um caderno/bloco de anotações perto da cama para anotar toda e qualquer idéia que ocorra antes de dormir ou logo que acordar.

Não pressione!

Se for possível, é claro, deixe para o depois! Tente não fazer tudo no mesmo dia, assim você poderá pensar melhor como vai abordar o projeto. Isso ajuda a separar as idéias boas das ruins. Mas fique atento para não confundir com preguiça/ procrastinação!!

Alegre seu ambiente de trabalho

Idéias não se manifestam em lugares estéreis, então coloque um pouco de cor e vida em seu ambiente de trabalho. Ouvir música também é uma injeção de ânimo poderosa para que você não corra o risco de se ver trabalhando em um lugar parecido com uma prisão.

Relaxe

Já ouviu falar de ócio criativo? Então, apesar de ser um tanto famigerado, ele é sim necessário! Tirar uns minutos de seu dia para relaxar e fazer algo que te deixe feliz e mantenha a ansiedade longe, pode ajudar muito a espantar o fantasma do bloqueio.

Peça ajuda

Mesmo que você esteja bem preparado para o seu trabalho, tem sempre um amigo da sua área, colega de trabalho, ou mesmo um companheiro(a) gentil, que pode ter uma sugestão e tanto pra você. Então mostre o seu trabalho, mesmo que esteja incompleto!

 

Descubra, experimente e mude seu ponto de vista


Adriano Castelli / Shutterstock.com 

Tente sempre olhar para as coisas de um ângulo diferente. Realize experimentos pessoais sempre que possível: vá a exposições e galerias de arte que nunca esteve, converse com alguém que tem uma opinião diferente da sua, ou mesmo almoce em restaurante que não está habituado.

Dedique algum  tempo a conhecer/ descobrir coisas novas e você vai perceber o quanto isso pode te recompensar!

 

Espero que tenha ajudado! 😉

 

 

Imagem capa, img 01, img 02, img 03 de Shutterstock.

 

Curtiu? Dê RT e compartilhe!
Pode também nos seguir em nossa fanpage, twitter ou pinterest

3 comments
  1. Pingback: Como vencer o bloqueio criativo – Publicax
  2. Obrigado por me deixar tranquilo e não achar que sou o único designer que tem branco no mundo, principalmente nas segundas-feiras!

  3. Roberta Cadenas gostei muito das suas dicas excelente, o problema é que quando se trabalha em uma empresa você é obrigado a entregar um site em um determinado período de tempo, ai o Profissional por não ter muito escolha entrega de qualquer jeito ou na pressa faz correndo pra terminar logo, na minha opinião acho que sempre sobra uma horinha pra buscar inspirações pra criar. O negócio é sempre apurar a criatividade e não ficar esperando o tempo todo por novas ideias, tem que ter um esforço para buscar a tão sonhada “Ideias dos Sonhos (:” como por exemplo: Lendo, Livros, Artigos excelentes como esse, Ver imagens, Etc. Mas você está de parabéns pelo seu trabalho!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like