O termo kerning é bastante utilizado e muito comum no Design Gráfico.
Kerning é o processo de adicionar ou remover espaços entre letras adjacentes, com o objetivo de melhorar o visual e, consequentemente, a legibilidade de um texto. É um conhecimento necessário de um bom diagramador.
É importante entender que o procedimento pode ser útil somente entre um caracter e outro, mas não em uma palavra como um todo.
Dica: em uma fonte bem direcionada e bem feita, os espaços em branco de ambos lados dos caracteres têm uma área visualmente semelhante.
Tipos de Kerning
Existem dois métodos de kerning, o métrico e o óptico.
O kerning métrico usa os valores encontrados nas tabelas de kerning associadas à fonte.
O kerning óptico é mais avançado e usa o contorno das letras em um algoritmo para calcular o espaço ideal entre os caracteres.
O Kerning pode parecer um detalhe desnecessário ou sem importância, mas se adicionar este passo extra no final do job de design, pode fazer uma grande diferença, fazendo com que os projetos fiquem bem polidos.
O Kerning é mais importante para textos grandes e altamente visíveis, como logotipos ou manchetes tipográficos.
Teste suas habilidades
Para ajudar a treinar seu olho, indicamos um joguinho bem legal, chamado Kerntype.
Sua missão será muito simples: perceba os espaçamentos da palavra e arraste as letras distribuindo seus espaços proporcionalmente (use o mouse ou as teclas direcionais do teclado).
O resultado do seu ajuste é comparado com soluções de tipógrafos profissionais e você será pontuado conforme o ajuste realizado.
Não é necessário que um designer seja um especialista em tipografia, até porque se fosse, seria um tipógrafo, mas ele deve conhecer e aplicá-la corretamente em seus trabalhos.
Uma boa fonte pode contribuir muito para o seu design ou simplesmente, acredite, destruir o seu projeto. Este é um ótimo exercício para aprimorar sua percepção!
1 comment
Show de bola, esse cara é muito fera