Como gerar produção de conteúdo e lucro: Blog, Podcast, Youtube

Desde que a Internet se popularizou no mundo todo ocorreu uma significativa mudança na maneira das pessoas se comunicarem, no modo de como buscam informação e entretenimento.

Muito mais do que isso, nas últimas décadas a web alterou também vários aspectos do mercado de trabalho, abrindo novos paradigmas para a publicidade, a propaganda, para o design, o jornalismo, a tecnologia da informação e outros campos do conhecimento.

Até mesmo a maneira como muitas pessoas compram e vendem os mais variados produtos sofreu um impacto diante do surgimento de lojas virtuais, sites de compra e demais serviços online.

Diante disso, vale notar também que já é realidade o fato de que é possível obter algum lucro financeiro gerando conteúdo online. É claro que isso não é um processo que acontece da noite para o dia. Tal empreitada deve ser bem planejada.

No entanto, com muita pesquisa, utilizando as ferramentas certas e, principalmente, gerando informação relevante para as pessoas, existe a possibilidade sim de faturar um bom dinheiro com produção de conteúdo.

Conteúdo na era da informação

Já não é de hoje que vivemos na era da informação. Desde meados do século XX os meios de comunicação são elementos importantes no dia a dia da sociedade. A circulação de notícias e dos mais variados assuntos existe desde antes da web.

Des1gnON | Produção de Conteúdo

Contudo, o que a Internet trouxe, especialmente logo no início desse século, é a segmentação cada vez maior de conteúdo e informação. Ou seja, as pessoas tiveram a maior chance de selecionar os canais de onde elas consomem informação.

Além disso, essa segmentação também trouxe a possibilidade de que cada pessoa tenha condições de se tornar uma geradora de informação e conteúdo. Característica essa que foi ampliada diante do advento das redes sociais e dos blogs.

Mas será que é possível ganhar dinheiro gerando conteúdo e informação? Será que basta ter um site, blog ou canal do youtube? Quais as ferramentas necessárias para isso?


Produção de conteúdo e geração de lucro

Uma das características da Internet é a chamada convergência de mídias. Ou seja, em um blog ou site, por exemplo, é possível comportar imagens, gráficos, vídeos, arquivos de áudio, entre outros recursos interativos.

Apesar dessa versatilidade, não adianta apenas criar um blog, redigir o seu texto, postar um vídeo e aguardar um elevado número de visualizações e, dessa maneira, ganhar dinheiro.

Antes disso é preciso direcionar o seu público-alvo, bem como conhecer as possibilidades de monetizar, ou seja, de transformar em renda, as visualizações que o seu site ou canal do Youtube recebe.

Sendo assim, é importante conhecer as particularidades de cada ambiente de conteúdo e saber como deve ser a interação entre você e o seu público consumidor de informação. As possibilidades são:

Blog

Des1gnON - Produção de Conteúdo - Blog

Muitos populares, os blogs podem gerar o tão esperado lucro diante da possibilidade de patrocinadores e anunciantes.

Se o blog, por exemplo, tem como abordagem temas sobre arquitetura, é possível fechar parcerias com empresas do ramo por meio da venda de espaços publicitários.

Nesse caso, vale pesquisar formas para atrair mais visualização para as postagens, tais como as técnicas de SEO, análise de desempenho no Google Analytics, entre outros métodos.

Podcast

Des1gnON - Produção de Conteúdo - Podcast

É o formato semelhante aos programas de rádio, porém transmitido via Internet.

Os podcasts são perfeitos para assuntos que se encaixam bem em debates e entrevistas. Além disso, os podcasts, assim como os blogs, também rendem parcerias e podem ser patrocinados.

Canal no Youtube

Des1gnON - Produção de Conteúdo - Youtube

Os vídeos estão cada vez mais populares na Internet. Há canais que falam dos mais variados assuntos, indo desde literatura até jardinagem.

Um dos motivos para isso é que, atualmente, com a tecnologia à disposição, é possível produzir sozinho um vídeo caprichado e com uma edição criativa.

Para monetizar um canal no Youtube, também é possível contar com patrocinadores, bem como se inscrever no programa de parcerias do Youtube.

Lembrando sempre que, assim como nos blogs e podcasts, canais de vídeos devem contar com um bom número de acessos.

Serviços de web hosting

Quando se trata de ganhar dinheiro com produção de conteúdo na Internet, é importante estar ciente de que o blog, podcast ou o canal de vídeo em questão devem contar com um significativo número de visualizações.

Sendo assim, ao obter uma satisfatória quantidade de acessos e consolidar o seu público consumidor de informação, é importante que o seu blog ou site não apresente nenhum tipo de problema, principalmente em relação à hospedagem do site.

Sendo assim, vale contar com os serviços de uma empresa especializada em webhosting, um bom exemplo é a Hostinger. Com isso, o seu espaço na Internet se torna mais profissional.

A Hostinger traz várias possibilidades de hospedagem de sites, registro de domínios e outros serviços que proporcionam benefícios que irão impulsionar o seu canal de informação ou negócio digital.

Conclusão

Posso afirmar que não o caminho não é fácil. Para gerar conteúdo de qualidade e conquistar leitores deve haver muita dedicação e esforço, ainda mais no começo, onde tudo parace mais díficil de alcançar. Mas é possível, sim, gerar conteúdo e assim ganhar dinheiro na Internet.

Lembre-se sempre: para a produção de conteúdo, qualidade em primeiro lugar lhe fará atingir outro nível.

Share

Como gerar produção de conteúdo e lucro: Blog, Podcast, Youtube

Discussion

Leave A Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *