Saiba como fazer um Briefing interativo – Fácil, claro e intuitivo

Como é o briefing que você normalmente envia aos seus clientes? Você já pensou em personalizá-lo antes de enviar, e fazer um briefing interativo? 

Em mais um de seus excelentes vídeos e artigos, Walter Mattos dá dicas super úteis de como fazer os olhos de seus clientes brilharem com um briefing interativo.

O que é briefing?

É muito simples.

Nada mais é do que uma série de perguntas, ou um questionário, que você faz ao seu cliente com o objetivo de entender o projeto dele, antes, obviamente, de começar a criação.

É com base no briefing que você vai começar a criação de um projeto.

Des1gn ON | Como fazer um Briefing Interativo - Isabelarodrigues

Swetty&Co

Mas e se você quer personalizar o seu questionário e montar um formulário bacana, mas ainda não possui um site? Como fazer?

Existem algumas formas de fazer isso, e uma delas é usando o Indesign para criar um PDF interativo, que o cliente consiga preencher e te enviar por e-mail.

E por quê fazer um briefing interativo?

Segundo Walter, alguns anos atrás era comum fazer reuniões de briefing pessoalmente, mas não demorou muito para que isso não fosse mais necessário – ou mesmo possível em alguns casos.

O mundo está cada vez mais virtual, e não que isso seja bom, mas profissionalmente temos que nos adaptar a essa realidade.

A opção que encontrou na época era enviar o questionário por e-mail, mas ainda sim sentia falta de uma coisa essencial: a capacidade de orientar o cliente.

Então surgiu a questão: “E se fosse enviado um formulário?

Ao criar um formulário você consegue, de certa forma, orientar seu cliente ao dar opções e exemplos, ou mesmo explicações específicas sobre uma parte do seu questionário.

Neste vídeo você verá como transformar seu layout feito no Indesign em um PDF interativo, de forma que seu cliente consiga responder de maneira fácil e intuitiva, sem que precise receber uma aula antes de enviá-lo.

 

Caso você queira, baixe e utilize o mesmo modelo de briefing interativo apresentado neste vídeo.

Pra quem deseja ver a transcrição do vídeo em imagens, este artigo do Walter Mattos foi postado originalmente aqui.

Espero que tenha gostado! E se curtiu pelo menos um pouquinho, compartilhe com outros designers. :)


Pode também nos seguir em nossa fanpagetwitter ou pinterest

Share

Saiba como fazer um Briefing interativo – Fácil, claro e intuitivo

Discussion

5 Responses

  1. Leonardo da Luz says

    inicialmente a ideia me parecia boa. Mas se eu fosse contratante, preferiria conversar por voz mesmo, seja no skype ou telefone.

  2. Olá Leonardo, concordo que uma conversa direta faz diferença, mas é essencial ter um documento escrito com todas informações sobre o projeto a ser criado, para evitar qualquer tipo de desentendimento durante ou após o projeto. :) Obrigada pelo comentário, grande abs!

  3. Designer Freelancer says

    Sensacional Agata! Estava procurando uma forma de deixar o briefing mais interativo de modo que atraia mais o cliente a ter interesse de preencher.

    Obrigado!

Leave A Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *