Pesquisa Acadêmica: Por onde pesquisar para meu projeto?

Quem já passou pela vida de pesquisa acadêmica sabe muito bem que existem infinitas formas de começar uma pesquisa para faculdade, não é? As vezes sim, e as vezes não.

Confesso que, depois de terminar a graduação, encontrei outros meios de conseguir um material legal para utilizar no teórico, ou somente para apoio de alguma ideia para o meu projeto, que até então não conhecia.

Pra não expandir tanto esse assunto, gostaria de compartilhar quatro sites pra quem está desenvolvendo uma pesquisa teórica. Quem sabe mais pra frente, não abordamos outras técnicas de pesquisa além dessa.

Vamos começar pelo famoso…

Wikipedia

Des1gn ON | Pesquisa Academica - onde pesquisar - Wikipedia

Meu professor disse que Wikipedia não pode!

Se o seu professor não apoia o Wikipedia ele pode não saber o quanto essa ferramenta é útil, ou simplesmente está tirando conclusões precipitadas.

Sim, é um site onde qualquer pessoa pode editar um conteúdo, mas também é onde você pode encontrar muitas referências. E acredito que dessa forma ele seja mais eficiente para vocês, e não deixe seu professor muito preocupado. Em outros idiomas, existem textos muito bem feitos, e completos inclusive.

Basta perder um tempinho para pesquisar e procure sempre utilizá-lo como um “filtro” de busca, para encontrar o material bibliográfico original. Ou seja, de onde realmente irá extrair.

Passei direto

Des1gn ON | Pesquisa Acadêmica - onde pesquisar - Passei Direto

O nome pode passar um sentido negativo se você sair dizendo para o seu grupo, que esteve focado a semana inteira, que achou uma pesquisa no Passei Direto. Mas ele também pode ser um bom aliado nessa etapa.

Trata-se de um site, onde as pessoas compartilham seus arquivos como teóricos, livros escaneados, teses, artigos e um montão de coisa. Você entra, pesquisa por uma palavra-chave e uma chuva de materiais aparece pra você.

Além disso, pode abrir uma conta e definir alguns temas que gostaria de ser avisado quando chegar algum arquivo novo.

É muito prático e eficiente, e já me ajudou bastante em minha pesquisa acadêmica.

Google Acadêmico

Des1gn ON | Pesquisa Acadêmica - onde pesquisar - Google Acadêmico

Essa versão do nosso querido Google para meios acadêmicos nem sempre é conhecida pelos estudantes, e é uma das mais importantes para se ter na barra de favoritos quando for pesquisar.

Você consegue encontrar projetos de diversos modos, pela busca por autor, palavra-chave, editora, universidade, professores, mestres, revistas científicas, etc.

O legal é: sempre que aparece um resultado na sua busca, abaixo do link dele, é possível visualizar quantas pessoas citaram esse material; quais outras pesquisas estão associadas à ele; e clicando no autor, você encontra outros documentos feitos por ele.

Além disso, se estiver logado na sua conta, pode guardar os materiais que achar em uma biblioteca exclusiva pra você.

Sabemos que nem sempre é fácil ir atrás de materiais com outro idioma, porque logicamente requer um esforço ou conhecimento sobre ele. Mas uma dica de ouro que posso dar é escrever a mesma pesquisa em outra língua, como o inglês, pode aumentar muito a quantidade de materiais encontrados. Você percebe que a diferença é bem grande quando o assunto pesquisado for da área de tecnologia, inovação e design.

Academia

Des1gn ON | Pesquisa Acadêmica - onde pesquisar - Academia

Por fim, a que possui o formato mais diferente das anteriores.

A Academia é uma rede social acadêmica.

Você faz uma conta, preenche seu perfil, seleciona assuntos que o agrada, e segue usuários da mesma forma que em outras redes sociais como facebook ou twitter.

Professores, estudantes, mestres, e outros profissionais utilizam ela para compartilhar conteúdo acadêmico, comentar em teóricos e artigos, abrir discussões, entre outras atividades que contribuam para pesquisa. É ótimo para buscar materiais que dificilmente encontraria dando uma simples ‘Googlada’. O mais interessante é poder seguir outras pessoas que desenvolvem pesquisas, e estar sempre acompanhando algo novo que estão desenvolvendo.

Resumindo

Todos nós, estando na vida acadêmica ou não, temos que pesquisar, e pesquisar muito. Resumidamente, os meios que pode utilizar para fazer sua pesquisa acadêmica são:

  • Wikipedia – Utilize como um “filtro” de busca, para encontrar o material bibliográfico original.
  • Passei Direto – Onde muitos compartilham materiais teóricos, artigos e teses.
  • Google Acadêmico – Pesquisas e estudos para assuntos mais aprofundados em diversas áreas.
  • Academia – Plataforma para acadêmicos compartilharem suas pesquisas.

E aí, curtiram as referências? Conte para a gente onde vocês mais buscam conteúdo para seus trabalhos. Tenho certeza que cada um tem seu próprio caminho para encontrar o que precisa.

Até mais!

 

Share

Pesquisa Acadêmica: Por onde pesquisar para meu projeto?

Discussion

Leave A Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *