10 Qualidades que você precisa ter para trabalhar como Freelancer

Recentemente publiquei um artigo no meu blog onde listei 4 situações de negociação e como lidar com elas, um assunto voltado para quem trabalha como designer freelancer. Então como ainda estou embalado por esse tema hoje eu gostaria de apresentar 10 qualidades que você precisa ter para trabalhar como freelancer.

Esse foi um tema que vi pela primeira vez em um dos meus livros preferidos chamado “Viver de Design” de Gilberto Strunk. O texto desse artigo foi feito com base nas ideias desse livro – usando como fonte de referência, tomei a liberdade de acrescentar algumas das minhas próprias ideias e impressões.

Trabalhar como freelancer, acredito eu, é o sonho da grande maioria dos designers.

• Ter a sua independência tanto financeira quanto criativa;
• Ter a liberdade para gerenciar o seu negócio da maneira como achar melhor;
• Poder trabalhar dentro da rotina que escolheu;
• e muitas outras vantagens.

Porém, para conseguir isso, é necessário que o candidato à freelancer possua algumas qualidades ou características, isto fará com que ele consiga organizar e planejar o seu negócio de forma que se torne algo lucrativo.

Vamos ver então quais são essas 10 qualidades que você precisa ter para trabalhar como freelancer; se você não possuir pelo menos 7 delas é bom não se arriscar ou então encontre um sócio que lhe ajude a compensar a falta de algumas dessas qualidades.

1 – Ter talento especial

Designed by FreepikDes1gn ON - Qualidade-trabalhar-como-freelancer_talento

Verdade seja dita, ser designer freelancer não é para qualquer um. Tudo bem você pode fazer um projeto ou outro no fim de semana, ou no seu tempo livre depois do trabalho. Porém viver exclusivamente como freelancer exige que seu trabalho seja de qualidade e que tenha um mínimo de destaque em relação a média dos profissionais que você conhece.

2 – Conhecer o negócio de design

Designed by FreepikDes1gn ON - Qualidade-trabalhar-como-freelancer_negocios

É importante que você tenha adquirido um pouco de experiência e informação sobre como funciona um negócio de design, como elaborar um contrato, como se relacionar de forma profissional com os clientes, etc.

Essa experiência você pode adquirir, como eu disse anteriormente, trabalhando como freelancer enquanto ainda é estudante ou trabalha em uma agência. Certifique-se de conhecer ao menos basicamente o negócio de design antes de largar tudo e iniciar a carreira como freelancer.

3 – Ter habilidades de administração

Designed by FreepikDes1gn ON - Qualidade-trabalhar-como-freelancer_administração

Se você pensou que bastava saber tudo de photoshop para ser um freelancer bem sucedido se enganou completamente.

É extremamente importante que tenha habilidades básicas de administração, como a manutenção de registros financeiros; planejamento do seu tempo e de suas finanças; além de gerenciamento das etapas do desenvolvimento de um projeto. Caso contrário você corre o risco não apenas de não obter lucro com o seu negócio como também de ter prejuízo com ele.

4 – Ter iniciativa

Designed by FreepikDes1gn ON - Qualidade-trabalhar-como-iniciativa

Isto significa que você não precisa que ninguém fique lhe cobrando as coisas que precisam ser feitas, lembre-se que você não terá um supervisor então precisa estar ciente de suas obrigações e cumprir com elas.

Algumas dessas obrigações incluem cumprir os prazos para entrega, o respeito com o tempo em que você precisa estar trabalhando e o controle do tempo de permanência na internet em redes sociais.

5 – Ter persistência

Designed by FreepikDes1gn ON - Qualidade-trabalhar-como-persistencia

Essa é uma qualidade imprescindível para um designer freelancer. Você precisa saber estabelecer metas e fazer de tudo para alcançá-las.

O trabalho como freelancer exige muita dedicação. Tenha a plena consciência de que as coisas não serão fáceis e você terá que ser persistente a cada dia, seja na busca por clientes, no cumprimento de prazos, na identificação de possíveis negócios, etc.

6 – Ter liderança

Designed by FreepikDes1gn ON - Qualidade-trabalhar-como-liderança

Mesmo que você ainda não trabalhe com uma equipe, é importante desenvolver habilidades de liderança, seja para inspirar ou para motivar aqueles que estão ao seu redor.

O líder não é apenas aquele que chefia um grupo de profissionais, ele também é um especialista em escutar os outros, identificar problemas e buscar soluções, sabe extrair o melhor dos profissionais com quem trabalha. Você ainda tem dúvidas de que precisará dessas habilidades?

7 – Ter organização

Designed by FreepikDes1gn ON - Qualidade-trabalhar-como-freelancer_organização

Isto é importante para saber lidar com as diferentes etapas de um projeto, especialmente quando tiver que gerenciar mais de um ao mesmo tempo.

Lembre-se: ao começar trabalhar como freelancer, você se tornará uma empresa com um único funcionário. Sendo assim você terá que ser o responsável pela criação, pelo atendimento ao cliente, pelo pagamento de contas e, para fazer tudo isso, será necessário que você saiba se organizar para não deixar que uma dessas tarefas seja mal executada e acabe prejudicando o seu trabalho.

8 – Saber tomar decisões

Designed by FreepikDes1gn ON - Qualidade-trabalhar-como-freelancer_decisão

Tomada de decisões estarão sempre presentes em sua rotina de trabalho, e estarão ainda mais a medida em que você começar a consolidar a sua carreira.

Essas decisões terão que ser tomadas especialmente no relacionamento com os clientes e detalhes contratuais. Claro que não dá para falar sobre todas essas questões em um único tópico, mas falei sobre elas em um artigo no meu blog caso você queria saber mais.

9 – Ter boa saúde

Designed by FreepikDes1gn ON - Qualidade-trabalhar-como-freelancer_saude

Pode parecer pouco importante, mas ter uma boa saúde é fundamental para o bom sucesso do seu negócio.

Quando digo saúde estou me referindo, também, a energia e aquele entusiasmo que é uma das principais características dos empreendedores bem sucedidos.

Procure manter sempre a boa saúde fugindo de tentações comuns para quem trabalha como freelancer, como uma má alimentação e dormir além do necessário (e no horário de trabalho), além de virar a madrugada trabalhando a base de café.

10 – Ter um bom capital

Designed by FreepikDes1gn ON - Qualidade-trabalhar-como-dinheiro

Muitas pessoas dizem que, para trabalhar como designer freelancer, você precisa apenas de um computador. Isso pode ser verdade se você considerar o início da carreira, mas a realidade é que, a medida em que você for se profissionalizando, terá de fazer alguns investimentos em seu próprio negócio, seja em sua capacitação com cursos, manutenção de equipamentos, publicidade, contratação de outros profissionais e prestadores de serviço, entre outros.

Por isso é importante que você saiba gerenciar as finanças do seu negócio. Também escrevi um outro artigo com mais detalhes sobre isso no meu blog e lá você pode conferir algumas dicas.


Então é isso aí pessoal eu espero que vocês tenham gostado desse artigo e que ele possa ajudar vocês a aprimorarem o seu trabalho como designer freelancer, ou dar um direcionamento caso você queira começar a se aventurar em uma carreira como empreendedor.

E se você gostou desse artigo fique a vontade para curtir e compartilhá-lo com os seus amigos em suas redes sociais. Ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo do artigo? Então deixe sua pergunta aí nos comentários.

Você trabalha como freelancer? Utiliza em seu dia a dia alguma dessas habilidades? Qual delas você considera a mais importante para um designer freelancer? Compartilha a sua opinião aí nos comentários.

Eu vou ficando por aqui, até o próximo post.

Share

10 Qualidades que você precisa ter para trabalhar como Freelancer

Discussion

Leave A Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *