Como desenvolver o bom olhar para o design

Se posso dar um conselho para quem está começando na área ⎼ e que eu gostaria que alguém tivesse feito o mesmo por mim ⎼ eu diria: treine o bom olhar para o design, o quanto antes melhor.

Seja crítico, analise e identifique o bom design, e consequentemente também o que não é bom.

Na nossa área, temos uma quantidade massiva de design a nossa vista diariamente. Somos bombardeados com diversos tipos de layouts e em diferentes plataformas, de todos os formatos, cores e tamanhos possíveis, mas nem tudo é mil maravilhas.

Então posso dizer que desenvolver seu gosto e a habilidade de saber identificar o que é realmente bom e qual a fraqueza de cada design, irá fazer com que você tenha um alto padrão para seus trabalhos.

Mas como identificar o bom design? Como desenvolver essa habilidade?

O designer Jonathan Z. White deu algumas dicas de estratégias excelentes que vão te ajudar a desenvolver o bom olhar para o design.

Procure por inspiração e critique

Dica de ouro: crie uma pasta (ou mais) em seu computador ou navegador e salve tudo que inspire você ao passar da semana. No final da semana, dê uma olhada nesta pasta e se questione sobre alguns pontos:

• O que originalmente me intrigou nesse design? Eu ainda sinto o mesmo sobre isso da mesma forma que antes?

• Qual o motivo desse design? E como isso me afeta?

• Como esse design me faz sentir?

• Como a tipografia (ou cor) funciona com o design? Faz sentido?

• Como eu poderia melhorar o design?

Essas são perguntas chaves que vão fazer pensar e analisar por trás do layout, o que levou o designer a criar determinada imagem, formato, desenho, etc. Você não precisa obrigatoriamente responder todas as perguntas, mas é essencial mantê-las na mente e levá-las para a vida!

Está em dúvida onde procurar referências? Alguns websites que possuem atualizações constantes são o Behance, Dribbble, Awwwards e InspirationGrid, com diversos tipos de projetos.

Des1gn ON | Como desenvolver o bom olhar para o design - Branch

Analisar os mesmo tipos de referências pode fazer com que você tenha apenas um tipo de olhar. É legal que você veja todos os tipos de arte em todos os lugares, assim como em posters, revistas, livros, e não somente na internet. Procure até mesmo na rua, olhe ao seu redor. Por exemplo, é comum encontrar ótimos tipos de tipografia e sistemas de grid em meios que você não esperava que fosse criado. Observe e aprenda.

Des1gn ON | Como desenvolver o bom olhar para o design_Opaque

Outra dica legal é considerar estudar design de outras culturas. Leve em consideração o contexto cultural da arte e como isso influencia o design. Isso vai fazer você se tornar um designer mais diversificado e vai prover uma ampla visão para fazer críticas em qualquer tipo de design.

Pratique seu olhar, olhando!

Enquanto há variados exercícios que você pode fazer para treinar seu olhar, apenas passe alguns minutos extras observando e tentando entender o mundo a sua volta.

Des1gn ON | Como desenvolver o bom olhar para o design-rua

Por exemplo, ao correr do dia, ao invés de ficar olhando a tela do seu celular ⎼ algo que todo nós fazemos, nós sabemos ⎼ olhe o design das coisas ao seu redor. Observe o prédio por o qual você está passando, as placas que te direcionam, a ponte, a casa, até mesmo a natureza.

Quando você usa o mundo ao seu redor como ferramenta para desenvolver seu olhar, você deve ter alguns coisas em mente:

• Descubra o que te chama a atenção e o por quê. Design é exatamente sobre primeira impressões.

• Qual tipo de hierarquia você vê ao seu redor?

• Como você interage com o design a sua volta?

• Quais cores usadas e como elas funcionam juntas?

• O formato faz alguma diferença? Por que?

Uma coisa bem interessante para desenvolver o olhar é a fotografia, porque naturalmente força você a olhar. Uma boa fotografia contem os mesmo elementos que faz um design ser bom: composição bem pensada que inclui criação de balance visual, bom uso do espaço e consideração pela cor.

Des1gn ON | Como desenvolver o bom olhar para o design-fotografia

Crie o hábito do Feedback

O feedback também é importante para acelerar o seu processo de crescimento. Sempre que puder, pergunte à outros designers o que eles acham de seu trabalho. Eles vão servir como base para apontar falhas em seu design que talvez você tenha deixado passar despercebido. Uma vez que o problema foi identificado uma vez, seu olho vai perceber mais facilmente no futuro.

Conclusão

Se você que melhorar seu design em geral, primeiramente melhore seu olhar. Realmente qualquer um é capaz disso, basta estar atento, perceber e analisar as coisas ao seu redor. Discuta com quem puder, sobre o que é bom e o que é ruim em determinado design. Se achar que não algo não é bom, tente você mesmo reproduzir melhor. O olhar pode sim ser melhorado com tempo e prática.

E você? Como desenvolve seu olhar? Caso queira, compartilhe com a gente aqui nos comentários. Quanto mais maneiras melhor 😉

Share

Como desenvolver o bom olhar para o design

Discussion

1 Response

  1. Christopher Gomes da Silva Rocha says

    Muito bom o texto. Como recém formado acredito que esse exercício do que parece ser bom e o que não parece ser é algo que aprendemos durante toda vida, e nunca chegaremos no “já sei o que é bom”. Isso porque Design está muito associado à um contexto, necessidade e anseio que pode ser desenvolvido pelo meio gráfico, de produto ou de serviço. Esses elementos que norteiam o design estão em constante transformação e esse fenômeno está se tornando cada vez mais rápido.

    Mas agora falando sobre as coisas que me interessam e que me agradam em projetos de design, sempre valorizo os trabalhos que contém o fator coletividade, interdisciplinaridade ou co-design. É interessante que por mais sutil que seja você consiga perceber os diferentes caminhos que um projeto colaborativo teve, as diferentes mãos que passaram por ele. É um conflito de idéias que dá certo. Claro que não vejo problema algum em projetos que uma só pessoa desenvolveu, aliás acho essencial isso acontecer também, mas em projetos colaborativos me sinto melhor vendo, ou participando.

    O exercício que comentou de olhar a sua volta e sair um pouco do celular é ótimo também. Hoje eu utilizo a bicicleta como transporte e isso me proporcionou uma experiência bem diferente. Os benefícios não são só físicos, mas a percepção que possui da cidade.

    Acredito ser isso. Espero ter ajudado.

Leave A Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *