O Designer Precisa Saber Desenhar? Conheça as Vantagens da Habilidade Manual

É verdade que todo designer realmente deve saber desenhar? O que é preciso saber?

No meu blog pessoal um dos artigos que é mais acessado é o post intitulado “O designer precisa saber desenhar?“, escrevi esse artigo pois sempre recebi muitos emails de pessoas me fazendo essa pergunta, não a toa o artigo acabou se tornando um dos principais do blog.

Gosto muito desse artigo pelo fato de ele ter gerado uma discussão interessante onde alguns leitores concordaram e outros não, todos mostrando seus pontos de vista. Devido essa discussão positiva eu decidi escrever um novo artigo explicando melhor alguns pontos abordados no primeiro artigo e principalmente mostrando quais são as vantagens de ser um designer com habilidades no desenho.

Desenho x Representação Gráfica

Algo que vejo que é importante definir é a diferença entre saber desenhar e saber representar graficamente as suas ideias. Saber desenhar envolve uma série de habilidades específicas, muito treino e uma pequena dose de talento. Com o avanço das tecnologias de computação gráfica essas habilidades acabaram por se perder para a grande maioria dos designers, um verdadeiro contraste com os designers do passado.

Já a representação gráfica (onde o desenho também está inserido) requer um pouco menos de técnica, habilidade e talento, já que para representar uma ideia o designer pode se utilizar de um lápis, papel e um mínimo de conhecimento sobre alguns fundamentos do desenho como geometria, proporção, composição etc. E as vezes nem mesmo isso é exigido pois muitos designers adotam o critério do “Deu pra entender? Tá valendo“.

Saber representar as suas ideias graficamente, com um rabisco sem muita técnica ou talento, eu considero uma obrigação afinal de contas não consigo imaginar a hora da criação sem esboçar alguma coisa no papel. Saber desenhar no entanto considero uma excelente habilidade para ser dominada por um designer.

Talento x Prática

Como eu disse anteriormente, uma pequena dose de talento seria extremamente proveitosa para alguém que deseja aprender a desenhar, no entanto eu também acredito que qualquer pessoa pode aprender a desenhar desde que esteja disposta a pagar o preço de estudo e principalmente muito exercício prático.

A falta de um talento nato para o desenho não pode ser considerada um impedimento para o aprendizado do desenho embora esse fator deva ser compensado de alguma outra forma, ou seja, praticando bastante, estudando a teoria do desenho e aprendendo as técnicas que favorecem os que possuem menos habilidade.

Sendo assim, se você tem o desejo de aprender a desenhar mas não sente que tem habilidade ou talento nato para fazer isso, não desanime, se esforce bastante e com toda certeza você conseguirá progredir no seu próprio tempo, lembre-se que você precisa se esforçar e praticar.

As Habilidades Manuais

Dominar técnicas manuais de representação gráfica como desenho, escultura, pintura, colagem etc. é algo que extremamente positivo para seu trabalho. O trabalho manual, quando bem utilizado, permite que seu trabalho adquira identidade e você pode oferecer um dos valores mais procurados pelas empresas hoje: exclusividade.

Conheço muitos profissionais que conseguem dar muito destaque ao seu trabalho se utilizando de suas habilidades manuais como fortes aliadas às suas habilidades em softwares de edição de imagem e vetorização. Para mostrar o quanto as habilidades manuais são importantes para os designers vou deixar aqui a frase de um dos maiores designers de todos os tempos, Paul Rand:

“É importante usar as suas mãos. É isso que diferencia você de uma vaca ou de um operador de computador.” Paul Rand

Gostaria de destacar aqui que as habilidades manuais são muito mais úteis se forem utilizadas de forma conjunta com as habilidades nos softwares de computação gráfica, afinal de contas é bem mais restrito as aplicações de um desenho “cru” em uma peça de design.

Já escrevi um artigo mostrando como eu faço essa união entre o desenho feito à mão e a vetorização no computador quando falei sobre o processo de criação de um lettering, você pode conferir esse post e o vídeo explicativo clicando nesse link aqui.

Quais as vantagens de dominar as habilidades manuais?

Hoje eu posso afirmar com segurança que saber desenhar ou dominar uma outra técnica de expressão gráfica é altamente vantajosa para o trabalho do designer, essas vantagens podem ser a curto, médio e longo prazo, sendo assim irei listar em seguida, com base em minha própria experiência, algumas vantagens que percebo no domínio do desenho e demais técnicas de representação gráfica que se utilizam de técnicas manuais.

Cria valor para o seu trabalho e sua marca pessoal

Como diz André Beltrão em seu livro “Quanto Custa Meu Design?“:

“o conjunto de percepções sobre o designer cria um valor imaginado para os trabalhos. Esse valor está associado à natureza do projeto e também ao profissional. O cliente tem uma imagem mental do que espera para seu projeto, e, muitas vezes tem noção de preço de criação. Outras vezes imagina quanto deveria custar aquele trabalho. O cliente também forma uma imagem mental que associa o profissional a um preço que imagina ser o justo praticado por ele.”

As habilidades manuais estão entre os valores que agregam muito valor ao seu trabalho e à sua marca pessoal. Tenho observado isso bastante em meu portfólio pois sempre procuro mostrar o processo criativo e as sketchs que desenvolvi para chegar ao resultado final de um projeto.

Isso fez com que meus clientes passassem a valorizar muito meu trabalho e a me contratarem buscando um projeto com uma ilustração personalizada, sem querer parecer arrogante ou coisa do tipo mas é justamente por isso que nunca um cliente me disse a famosa frase “tenho um sobrinho que faz mais barato“, dominar um software qualquer um pode dominar, dominar uma técnica manual de representação já não é tão fácil.

Destaca o designer da concorrência

Com a grande quantidade de profissionais que trabalham como designer e também os que trabalham em áreas criativas como publicitários, arquitetos etc. é muito importante que o designer procure desenvolver algum diferencial.

Sendo assim as habilidades manuais são um dos melhores diferenciais para os designers, como consequência disso você passa a receber mais propostas de clientes e, o que é melhor ainda, essas propostas virão de bons clientes e não daqueles que querem uma “logomarca” por R$ 50,00.

Facilita a digitalização

Uma coisa é certa sobre o trabalho feito no computador, ele deve ser utilizado como uma ferramenta de arte final, ou seja, não é a melhor coisa projetar na frente do computador.

Alguns profissionais podem não concordar mas eu considero extremamente mais fácil e rápido desenhar os elementos que serão utilizadas no projeto o mais próximo do resultado final e apenas vetorizar no computador ao invés de criar um esboço e depois redesenhá-lo no computador a partir do zero.

Eu particularmente passo mais tempo desenhando na prancheta do que digitalizando o desenho de algum projeto, é claro que isso pode variar para cada profissional, mesmo assim percebo que para mim é bem mais rápido e proveitoso passar mais tempo na prancheta do que na frente do computador.

Concluindo

Muito bem pessoal, eu espero que tenha ajudado vocês a refletirem sobre essa questão se o designer precisar ou não saber desenhar. Lembrando que essa é a apenas a minha opinião, e não é de forma alguma uma verdade absoluta.

Convido vocês a participarem desse post compartilhando conosco a sua opinião nos comentários e respondendo: você acha que o designer precisa saber desenhar?

Se você gostou desse artigo não se esqueça de curtir e de compartilhar nas suas redes sociais.

E se você quiser conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho e ver alguns dos meus desenhos você pode fazer isso me acompanhando nas redes sociais,  Facebook, Twitter, InstagramYoutube e Behance.

Valeu pessoal, um grande abraço à todos e até o próximo post.

Share

O Designer Precisa Saber Desenhar? Conheça as Vantagens da Habilidade Manual

Discussion

5 Responses

  1. Letícia says

    Oi, eu gostaria de saber por onde alguem que futuramente quer se tornar um designer grafico deve começar? E quais programas de computador a pessoa tem que saber manipular.

  2. Pedro Monteiro says

    Oi Rafael, considero muito pertinente seus artigos e já não é de hoje que acompanho vc, sendo assim obrigado mais uma vez por compartilhar seus conhecimentos com a gente.
    Rafael também sou da opinião de que dominar uma técnica manual é extremamente importante para se destacar da concorrência, além de ser mais mais profissional acho que isso ajuda no nosso processo de criação, eu pelo menos sou a favor dessa opinião. E eu hoje não consigo projetar nenhuma logo sem fazer algo no papel antes, alguns colegas meus acham isso estranho até pq algusn dos meus rascunhos são um pouco sem sentido! kkkkkkk
    E Rafael eu não sei como é a sua rotina de trabalho, mas eu no caso muitas vezes não consigo iniciar a maioria das minhas atividades no papel, sendo já prto direto pro programa, somente em casos especial que demandam algo absolutamente mais inusitado que começo no papel.

    Obrigado pelo artigo!

    1. Rafael Costa says

      Oi Pedro, obrigado por acompanhar as minhas postagens, fico bem feliz em saber disso.

      Como já disse no artigo também acredito que desenhar é uma habilidade extremamente útil e não abro mão dela.

      Sobre iniciar o trabalho no papel eu sei que as vezes é complicado mas é uma questão de disciplina, tanto para você quanto para seus clientes que precisam entender que essa é uma etapa importante, mesmo assim ainda podem acontecer casos especiais, felizmente comigo já faz um tempo que isso não acontece, se tornou um hábito depois da pesquisa partir para as sketchs na mesa de desenho.

      Mais uma vez obrigado por comentar. Forte abraço.

Leave A Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *