É Freelancer? Saiba como fazer Contrato e não ser enrolado

Ser freelancer não é uma tarefa das mais fáceis. Além das 10 Qualidades que você precisa ter para trabalhar como Freelancer que já falamos, é super importante saber como fazer contrato e não ser enrolado. Afinal, profissionais no nosso meio ajudam uns aos outros, e isso é uma das coisas que mais admiro.

O Contrato é seu melhor amigo

Ter um contrato, ou não? Essa é uma questão muito discutida entre os designers/freelancers. Quantos de vocês já não levaram um calote alguma vez na vida? Eu posso dizer por mim: já passei por essa experiência e não foi nada agradável. Eu aprendi com o erro. Fazer contrato de serviço é importante tanto para o designer, como para o cliente.

A importância de fazer contrato

Quando não existe contrato entre as partes, o cliente pode se aproveitar disso e deixar de cumprir com o combinado n motivos.

A existência de um documento expressando o serviço a ser prestado vai assegurar seu pagamento, como também vai passar uma imagem mais séria, e de comprometimento. Deste modo também evitará futuros problemas, como confusões nas datas de entrega, pois tudo estará documentado.

Pensando nisso, Pedro Panetto preparou um vídeo especial com dicas bem legais sobre esse o por quê você deve fazer contrato. Dê uma olhada!

Se você ainda não viu os outros vídeos do Pedro Panetto, deveria ver. Todos tem um conteúdo bem importante na nossa área e é super válido assistir:

Do que o Designer entende ou deveria entender

O seu Design é um bom Design? 10 princípios para o bom Design

O que todos ganhariam com a regulamentação do Designer

 

Segue o link para fazer download do modelo de contrato. Se você gostou do conteúdo, seria bem legal se você pudesse nos ajudar compartilhando este post com seus amigos. :)

 

Des1gn ON | Modelo de Contrato Designer Freelancer

 

 

 

 

Imagem da capa via Shutterstock.

Curtiu? Dê RT e compartilhe! 
Pode também nos seguir em nossa fanpagetwitter ou pinterest

Share

É Freelancer? Saiba como fazer Contrato e não ser enrolado

Discussion

12 Responses

  1. Mario Baeta says

    Poderia enviar para meu e-mail. Não consegui baixar o arquivo. E parabéns pelo artigo! Muito útil, não só para os Designers, mas também pros parentes, vizinhos, conhecidos, etc, que sempre vem na maior cara-de-pau pedir algo.

  2. Excelente matéria Agata Yamashiro… Vai ajudar muito.
    Felizmente, eu consegui baixar.
    Tipo, seria um prazer receber um e-mail da sua parte.

    Espero voltar mais vezes aqui no blog.
    Abraços!.

Leave A Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *