4 Dicas rápidas para deixar seu portfólio mais atraente

O que fazer para chamar mais a atenção dos futuros clientes?

Muitos profissionais já falaram sobre esse assunto outras vezes e é sempre um desafio criar um portfólio diferenciado e atraente não é mesmo? Layout com aparência profissional, depoimentos importantes de seus clientes e um resumo de sua experiência profissional em sua biografia são algumas dicas iniciais para que seu portfólio tenha uma primeira impressão positiva.

Você pode ter um site com seu domínio próprio ou criar uma conta em algum site que te possa oferecer espaço suficiente para expor seus trabalhos e apresentar-se ao público.

Para quem não conhece o Behance é ótimo para portfólios! Lá estão grandes nomes do design e além de tudo ele te permite que você tenha contato com outros profissionais que são registrados através dos comentários.

Mas afinal, como apresentar meus trabalhos de forma criativa e que possa capturar a atenção de quem se interessar em vê-los? Além das imagens que você deve utilizar, os títulos e as descrições de forma bem elaborada pode te ajudar a ser encontrado quando alguém buscar por serviços que você trabalha.

Tudo pronto pra começar? Agora vamos ajudá-lo a criar ou melhorar ainda mais o seu portfólio.

 

01.   Organize o seu trabalho com um olhar criativo

Des1gnon_dicas_porfolio_1

Tente não deixa todos os seus trabalhos recentes expostos, lembre-se que seu portfólio não é uma lixeira dos últimos trabalhos feitos. Selecione apenas os que você acha relevante e que mostram o maior leque de habilidades e estilos.

Esta é sua chance de vender a si mesmo! Não deixe seu portfólio desleixado e sobrecarregado pois pode refletir mal em você.

Descubra seu nicho e mostre para seus clientes exatamente o que eles estão recebendo quando contratá-lo.

 

02.   Destaque aspectos que chamam a atenção de seus projetos de websites

Des1gnon_dicas_porfolio_2

Se você destacar os detalhes interessantes da peça na capa irá gerar maior interesse em clicar para ver o projeto completo. Por isso é interessante deixar a capa bem atraente e chamativa.

Brinque com a apresentação de seus projetos. Se for impresso ilustre-os de forma real para valorizar mais o trabalho, se for um projeto de website por exemplo, demonstre como ele ficará nos aplicativos móveis. Imagens em perspectiva também podem deixar teu trabalho bem legal!

 

03.   Marque o seu trabalho para uma melhor pesquisa

Des1gnon_dicas_porfolio_3

A busca por serviços através dos buscadores e das redes sociais estão cada vez mais comum. Por isso utilizar bem palavras-chave com precisão e bem relacionadas ao seus trabalhos vai te ajudar aumentando a chance de você ser visto a partir dos buscadores (Como o gigante Google).

No Behance por exemplo, você pode adicionar as tags relacionadas ao seu projeto, procure utilizar palavras que as pessoas buscam na hora de contratar um serviço relacionado aos seus.

 

04.   Títulos e descrições

Des1gnon_dicas_porfolio_4

Assim como as tags, criar títulos bacanas, simples e com descrições ricas podem deixar o seu cliente mais atraído pelo que você é capaz de fazer por ele.

O designer espanhol Julio Ruiz usa em um de seus projetos uma descrição interessante onde ele explica o conceito utilizado na criação da identidade da Faculdade de Ciências Experimentares de Jaén. O objetivo era elaborar uma identidade para comemorar os 25 anos da universidade.

Não precisa ser algo muito longo, uma explicação simples e com base teórica permite uma maior compreensão e apreciação do teu trabalho.

 

Conclusão

Cada dia mais estão surgindo novas formas para deixar um portfólio mais atraente, eu gosto bastante de olhar projetos de grandes designers, seja do Brasil ou de fora. E verificar como eles estão inovando na apresentação do portfólio.

O cliente hoje é mais informado e estar mais presente na internet, como a demanda de profissionais também estar crescendo é bom você tratar de procurar ser um profissional diferenciado e com maior número de habilidades possíveis, claro que todos temos especialidades e uma área específica em que dominamos mas isso não te impossibilita de abrir uma maior gama de serviços.

Obrigado por ler este post e eu espero poder ter ajudado você que estar criando ou melhorando seu portfólio, compartilhe-o conosco. 🙂

Share

4 Dicas rápidas para deixar seu portfólio mais atraente

Discussion

2 Responses

  1. Portfólio atraente, fácil e rápido - IDE says

    […] Origem: http://www.des1gnon.com/2015/01/4-dicas-rapidas-para-deixar-seu-portfolio-mais-atraente/ […]

Leave A Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *