4 importantes dicas para ser mais Profissional

Descubra quais as vantagens que se pode ter em seu trabalho, se você mudar a sua postura profissional.

Olá para todos, hoje eu vim aqui para compartilhar algumas ações que tem mudado positivamente a minha rotina de trabalho e que tenho certeza que podem mudar a sua também.

Antes de começar eu gostaria de me apresentar formalmente pois sou o novo colunista do Des1gnON, e daqui para a frente vou compartilhar um pouco do meu conhecimento e experiência para ajudar os leitores do blog e colegas de profissão.

Me chamo Rafael Costa e sou designer gráfico e web designer, nasci em Belém do Pará mas desde 2009 eu moro em Curitiba, Paraná. Gosto muito de ilustrações e de utilizar as habilidades de desenho em meus projetos. Agora que já me apresentei vamos ao artigo de hoje.

Trabalhar como designer é um verdadeiro desafio, especialmente quando se é freelancer. Esses desafios são tão presentes na carreira dos profissionais de design que até já se tornaram marca registrada da nossa profissão.

Entre esses desafios eu posso destacar o difícil relacionamento entre o cliente e o designer, a baixa remuneração e as vezes até mesmo a ausência de remuneração, a não regularização da profissão e a acirrada concorrência existente no mercado.

Uma coisa que sempre me chamou muito a atenção é que a grande maioria dos estudantes e profissionais de design reclama demais dessas dificuldades e isso acaba gerando muita discussão em fóruns e outros locais onde o debate é aberto.

Eu já passei por todos esses problemas que comumente destacamos em nossa carreira como profissional freelancer, porém de um tempo para cá percebi que algumas ações que tomei mudaram drasticamente a minha carreira.

A principal delas que gostaria de mencionar aqui é a mudança de postura profissional. Percebi que alguns desses problemas estão diretamente ligados à maneira como você se porta profissionalmente.

Me refiro a troca de se considerar um freelancer e passar a se portar como um empreendedor, onde o seu negócio é você mesmo. Pode parecer um pouco difícil de entender inicialmente mas eu vou explicar melhor.

Uma coisa que observei é que o designer, que trabalha como freelancer, normalmente assume uma postura que acaba lhe prejudicando. Esse designer normalmente trabalha de maneira informal e sem se preocupar com alguns elementos que são de vital importância para o sucesso de sua carreira.

Sendo assim listei algumas coisas que me ajudaram a progredir em minha carreira e que fizeram com que eu passasse a não sofrer tanto com esses problemas que comumente nos debatemos em nossa profissão.

 

04.   Seja legalizado

4 Dicas para ser mais profissionalImagem por Shutterstock

 

Essa é uma coisa que influenciou bastante no meu modo de trabalho, depois que me formalizei percebi uma clara mudança na minha relação com os clientes que surgiram depois dessa formalização e os de antes.

A formalização influencia muito principalmente no que diz respeito a imagem que você transmite para o seu cliente. Percebi que muitos clientes veem o designer freelancer como um cara que faz aquilo só como um “bico” pra ajudar a pagar o cinema e a pipoca do final de semana.

O cliente não trata o designer freelancer como um profissional, muitas vezes, por que não o vê como um. Por incrível que pareça a formalização traz isso, você passa a fazer contratos mostrando o seu CNPJ e isso por si só já mostra que você não é um amador.

Não preciso falar aqui sobre a importância de se fazer um contrato afinal de contas isso é básico e se você ainda trabalha sem fazer um contrato para cada cliente então mude essa atitude enquanto é tempo.

 

03.   Tenha um escritório

4 Dicas para ser mais profissionalImagem por Shutterstock

 

Parar de receber os clientes em sua casa e recebê-los em um escritório faz toda a diferença. Esse é mais um elemento que afeta a maneira como o mercado e seus clientes veem você e seu trabalho.

Não existe nada que transmita mais informalidade do que trabalhar em casa, isso ainda não é visto de forma profissional, trabalhar em casa não é o problema, ao contrário, a maioria dos freelancers costumam trabalhar em home office.

O problema é quando esse home office é mais home que office. Trabalhar em casa exige que você tenha atenção a algumas coisas e eu posso falar disso em um outro artigo.

Mas a dica principal aqui é, se seu home office não tem uma entrada independente ou não tem uma boa estrutura ou organização, evite receber clientes lá, procure um lugar público adequado ou vá a um restaurante legal ou mesmo uma sala de reuniões alugada. Garanto que você vai ganhar a conta do seu cliente mais fácil desse jeito.

Leia mais: Como abrir a mente e ser mais criativo?

 

02.   Venda serviços profissionais

4 Dicas para ser mais profissionalImagem por Shutterstock

 

Muitos profissionais vendem serviços que não estão de acordo com o preço que estão cobrando, e por isso muitas vezes os clientes não estarão dispostos a pagar por aquilo.

Se você vai criar a marca para a empresa do seu cliente, ele precisa entender que isso vai exigir que você realize uma pesquisa. Faça rafes para criar opções de desenvolvimento da marca, crie um manual da marca e assim por diante.

Por que isso? Isso ajuda o seu cliente a entender por quê esse serviço tem o preço que tem. O que acontece com alguns profissionais é que o cliente o contrata, por exemplo, para criar uma marca, e então o designer entrega como resultado uma imagem em .jpg e quer cobrar um valor alto por isso.

Mostre ao seu cliente que o que você está fazendo é algo que só pode ser feito por um profissional, vale a pena investir em formas de entregar fisicamente o seu projeto, como capas personalizadas, além é claro de oferecer o serviço correto para o preço cobrado. Se você só vai fazer um desenho sem pesquisa ou conceito, cobre um valor. Se vai fazer um projeto profissional, cobre outro valor.

Leia mais: 5 dicas para entender melhor seu cliente

 

01.   Aja como um profissional

4 Dicas para ser mais profissionalImagem por Shutterstock

 

Eu sei que essa dica pode soar muito vaga mas achei que seria interessante falar sobre isso. Muitos criativos acabam neglicenciando uma série de coisas que são importantes para criar uma boa imagem em sua profissão.

Eu precisaria de muito mais que um artigo para falar de todas elas, mas acho que o que posso deixar como dica aqui hoje é: procure refinar ao máximo a sua postura como profissional.

Não seja informal demais ao falar com as pessoas relacionadas ao seu trabalho, em especial o cliente. Não seja inflexível; irresponsável (se você disse que iria fazer algo então faça, se não vai conseguir fazer, ligue e avise); mal educado; desleixado; etc.

Pra finalizar essa dica gostaria de recomendar que você tenha extremo cuidado com as redes sociais que você utiliza para interagir com seus clientes. Lembre que elas também representam você e transmitem muitas informações a seu respeito.

 

Concluindo

Muito bem pessoal, eu vou encerrando por aqui e espero que vocês tenham gostado do meu primeiro artigo aqui no blog e que ele de alguma forma possa ajudar vocês, e se você gostou não esquece de curtir e de compartilhar.

Participe do artigo de hoje deixando aí nos comentários se você já teve algum desses problemas que listei no início do artigo ou dizendo se você já segue alguma dessas dicas que compartilhei.

E se você quiser aprender mais sobre design e conhecer um pouco mais sobre o meu trabalha basta acessar o meu blog pessoal e me seguir no Facebook, Instagram, Twitter e seguir o meu portfólio no Behance.

É isso aí pessoal espero que tenham gostado e até o próximo post.

 

 

Imagem capa por Shutterstock

 

 
Curtiu? Dê RT e compartilhe! 
Pode também nos seguir em nossa fanpagetwitter ou pinterest

Share

4 importantes dicas para ser mais Profissional

Discussion

1 Response

Leave A Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *