Web Design: 10 Habilidades essenciais para se destacar no mercado

Nesse mercado tão competitivo e cheio de atualizações você precisa aprender de tudo um pouco para se destacar.

O mercado de marketing digital está cada vez mais competitivo e vem ganhando força com a expansão da banda larga e a facilidade de adquirir um dispositivo móvel com acesso à internet. A demanda por serviços web cresce assim como a concorrência entre os profissionais, mas como fazer para se destacar?

Bom, antes de tudo ame o que faz, dessa forma você vai conseguir passar bastante tempo trabalhando, atualizando-se e estudando coisas que vão te levar para o caminho do sucesso.

Por isso estou aqui, para tentar apresentar algumas habilidades essenciais no web design que eu acho interessantes e que são um diferencial para um profissional dedicado. Quem quiser acrescentar algo que ache interessante o espaço estar aberto, basta comentar.

 

10 Habilidades para se destacar no mercado

10.   Não se prenda a apenas um software

Hoje em dia para desenhar um layout ou uma peça para web existem vários programas. Alguns utilizam Ilustrator, outros já preferem o Photoshop ou fireworks, que inclusive foi descontinuado pela Adobe no ano passado(2013). É interessante que você saiba manusear todas as ferramentas mais utilizadas, claro que cada uma tem sua finalidade maior.

Por exemplo: Ilustrador para vetores e logos, já o Photoshop para tratamento de imagens. Na verdade essas habilidades técnicas com programa é apenas um detalhe que o empregador procura em um profissional.  Mas se você souber utilizar um pouco de cada ferramenta vai ver que cada uma tem um propósito e pode te ajudar dependendo da demanda do projeto.

 

10 Habilidades para se destacar no mercado

09.   Tenha grandes ideias, seja inovador

Basta caneta e papel para você ter uma ideia inovadora e em seguida pôr em prática no projeto.

Procure pensar fora da caixa, busque ideias brilhantes, procure o que está faltando no site do concorrente do cliente “X” e veja como você pode inserir no seu projeto, faça diferente mas com foco no usuário.

Seja criativo com as experiências dos usuários no site, mas busque abordar o processo de design com uma mente aberta. Esteja sempre antenado em sites premiados por ai afora e nas tendências de mercado.

Só tome cuidado com referências demais, às vezes referências em excesso pode dificultar um pouco o que estamos criando.

 

10 Habilidades para se destacar no mercado_03

08.   Inspire-se por várias fontes

Não é porque eu sou um web designer que eu não vou ver uma exposição de artes líricas, ou ler um livro sobre outro assunto, ou ver trabalhos de fotógrafos, pintura, escultura ou arquitetura.

Viaje ou vá dá uma volta no parque, acredite isso vai ajudar você a gerar boas ideias. Se bater um bloqueio criativo essas dicas pode te ajudar a sair do “buraco”.

 

10 Habilidades para se destacar no mercado

07.   Tenha atenção especial aos detalhes

Sabemos que a maioria dos clientes são exigentes, e por isso um detalhes no layout podem fazer a diferença e agradar o cliente, ou não. Estude a marca e veja que detalhe você pode aproveitar para utilizar no decorrer do projeto. Com isso você também vai ajudar a personalizar dando a ele uma exclusividade especial.

Tente entender também os detalhes que o cliente sugere, um briefing bem respondido pode te ajudar bastante. Mas se você for um bom ouvinte vai conseguir captar todas as informações necessárias e desejos do cliente para compor o projeto.

 

10 Habilidades para se destacar no mercado

06.   Seja comunicativo com os outros integrantes de sua equipe

Para alcançar os objetivos desejados de um projeto é preciso se comunicar bem com todos da equipe, começando por quem criou a proposta para o cliente, como também trocar ideias com o programador vão te ajudar a pensar nas melhores soluções. E você também pode aumentar seu campo de conhecimento entendendo melhor sobre cada processo na criação de um site.

 

Web design: 10 Habilidades para se destacar no mercado

05.   Seja organizado com seus arquivos

Se você for uma pessoa organizada, criar um layout todo nomeado, com as camadas separadas tudo direitinho certamente vai se dá bem com o programador na hora em que ele for montar o layout. : ) Pense no próximo, entenda que outra pessoa vai abrir o seu projeto e manusear os arquivos internos, assim como as pastas do cliente. Isso também vai ajudar o projeto a ser lançado mais rápido.

Digo o mesmo para o front-end que vai cortar o site e deixar tudo pronto para implementação do sistema. Um código limpo, bem feito e comentado também vai facilitar a vida do programador e fazer o site ir ao ar antes do prazo.

 

Web design: 10 Habilidades para se destacar no mercado

04.   Apresente bem o seu projeto

Essa habilidade talvez seja a menos discutida entre os designers. Na hora de apresentar suas ideias ao cliente você precisa ter jogo de cintura, ter base teórica para defender de forma eficaz o seu projeto e se comunicar bem para os clientes.

Você pode trabalhar duro para criar um layout, mas se você não souber vender a sua ideia, com entusiasmo e firmeza todo o trabalho pode ir por água abaixo.

 

Web design: 10 Habilidades para se destacar no mercado

03.   Seja flexível e se adapte

Vejo bastante nas agências os profissionais entrarem para fazer um teste, entender bem de conceito, cores, tipografia, mas na hora de pensar na usabilidade do projeto, nos efeitos que os botões irão sofrer, nas possibilidades de estrutura, na experiência mais adequada para o usuário de um determinado projeto ficam para trás. Não adianta você ter noção apenas de design.

Aprenda HTML e CSS, entenda um pouco sobre programação e os gerenciadores de conteúdo aprendam sobre UX, fique atento as tendências, estude sobre layout responsivo, busque nos profissionais de reconhecidos do nosso mercado o que eles sabem fazer. Não estou dizendo para você saber de tudo, claro que não! Mas tenha um pouco a noção sobre cada processo, são primordiais para que um projeto saia mais do que bonito, seja funcional e gere realmente os resultados esperados para qualquer cliente. A tecnologia está em constante evolução e nós precisamos nos adaptar as novas ideais. Só vai sobreviver no mercado quem souber se adaptar a essas mudanças.

 

Web design: 10 Habilidades para se destacar no mercado

02.   Tenha uma boa gestão do seu tempo

Vida de agência é sempre corrida, não são apenas as agências off-line que sofrem com isso, nos que trabalhamos com marketing digital também ouvimos muito do cliente: “eu quero esse site pra ontem!”, e por isso você precisa ter uma boa gestão do seu tempo.

Procure finalizar o projeto antes da data prevista pelo seu gestor. Se o layout for enviado antes do prazo para o cliente, após aprovação interna, pode gerar uma impressão positiva para a sua empresa, e consequentemente você ganha créditos com isso.

 

Web design: 10 Habilidades para se destacar no mercado

01.   Saiba receber críticas e corrigir os erros

Costumo dizer que a crítica é fundamental para o crescimento do ser humano. Claro que existem vários tipos de críticas, mas você tem que procurar a melhor forma de absolve-las certamente vai tirar proveito delas, mesmo se a crítica for daquele funcionário puxa saco que está sempre procurando erro nos trabalhos dos outros.

Saiba também reconhecer seus erros, tenha humildade e capacidade para corrigir na próxima. Eu costumo avaliar sempre meus projetos antigos, e verifico os pontos negativos para que eu não aplique hoje o mesmo erro e aprendo com eles.

 

 

Conclusão

Espero poder ter compartilhado um pouco com vocês o que acho necessário para um web designer se destacar no mercado que está cada vez mais exigente. Se você tem uma boa base teoria, parabéns! Já é um grande passo.

Mas não esqueça que um bom site precisa ser bem pensado, cada informação precisa estar no lugar certo do layout e para isso hoje está cada vez maior a procura por profissionais UX, são eles o responsável por arquitetar a informação de um site, principalmente das lojas virtuais onde necessitam de atenção especial para poder gerar conversão. : )

 

 

 

Imagens 10 / 09 / 08 / 07 / 06 / 05 / 04 / 03 / 02 / 01 de Shutterstock.

 

 

 
Curtiu? Dê RT e compartilhe! 
Pode também nos seguir em nossa fanpagetwitter ou pinterest

Share

Web Design: 10 Habilidades essenciais para se destacar no mercado

Discussion

6 Responses

  1. Aldo Pereira says

    Olá parabéns pelo blog. As dicas são fantásticas. Gostaria de saber qual software que você usou para fazer essas ilustrações da matéria?

    1. Olá Aldo, como vai? As ilustrações foram tirados do Shutterstock, e ilustrações deste tipos são criadas no Adobe Illustrator. Creio que seja o melhor software para criar vetores. Espero que o ajude. Obrigada pelo comentário! 🙂 Abs.

Leave A Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *