5 exemplos de Kinetic Typography

Kinetic typography – ou tipografia cinética em português – é a combinação do texto com o movimento da câmera, em que é possível transmitir para o espectador a emoção que foi aplicada de uma forma simples e objetiva. Esta técnica também pode ser aplicada em falas, músicas, ou qualquer outro tipo de som.

A técnica tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos, com uma variedade de profissionais utilizando o estilo tanto para fazer marcas se destacarem quanto para criar trabalhos pessoais.

Separei 5 bons exemplos de utilização dessa técnica para inspirar os criativos! 🙂

 

Breaking Bad

A série de TV Breaking Bad ganhou vários prêmios desde que foi ao ar pela primeira vez em 2008. O designer gráfico, ilustrador e animador Paul Cooper decidiu homenagear a cena ‘I am the danger’, em que o professor que virou criminoso Walter White convence a esposa de que ele é um homem perigoso, usando kninetic tipography.

Paul apresenta a cena intensa através de uma série de ilustrações e texto preto e branco, tudo muito bem sincronizado com cada personagem.

Ikea

A loja de móveis sueca Ikea uni-se a empresa de animação com sede em Londres, Bermuda Shorts para criar um anúncio de TV tipográfico que questiona os espectadores se estão vivendo em uma “casa ou um lar”.

O comercial de 60 segundos usa uma infinidade de fontes, enquanto gráficos foram criados usando uma combinação de técnicas de animação Flash, After Effects e CGI.

Anonymous

Este infográfico animado conta a história de como o grupo online Anonymous se reuniu em 2003 e, posteriormente, passou a encenar várias ações de protesto. A animação que usa efeitos 3D, eletrônicos e texto para transmitir a mensagem, foi criado pelo designer multimídia Savva Tsekmas.

Rolling Stones – Doom and Gloom

Celebrando seu 50º aniversário com uma série de shows no ano de 2012, os Rolling Stones ainda lançaram uma nova faixa que era boa o suficiente para ganhar um clipe.

Para o vídeo da música “Doom and Gloom”, a Trunk Animation projetou essa animação estilo splatter, do artista Ralph Steadman.

Starbucks

A Starbucks utilizou kinetic typography para seu anúncio durante a campanha de eleição presidencial dos Estados Unidos em 2008, atentando aos amantes de café para “a troca” de seu voto por uma bebida grátis.

Todo feito em caixa alta e em “verde Starbucks”, a marca usou diferentes tamanhos de texto para gerar emoção e empatia em seus clientes.

Share

5 exemplos de Kinetic Typography

Discussion

3 Responses

Leave A Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *