Quero ser designer, e agora?

Dicas de livros para quem está iniciando a carreira de designer.

Chegou um momento na sua vida em que você parou e pensou: Quero ser designer! Mas você não faz idéia por onde começar, certo?

Como uma forma de ajuda, separei 8 livros que julgo ser o início de um caminho com algumas pedras, para quem está iniciando neste mercado.

Os livros abaixo irão te auxiliar a desenvolver sua própria metodologia, tendo como base uma “padrão” para este começo. Não se esqueça de que não existe certo ou errado, porém o método, como outras coisas na vida, precisa ser compreendido e a partir daí você conseguirá tomar seu rumo e fazer o que achar melhor, não deixando nunca de praticar e se atualizar.

 

Design Thinking

 

Este livro vai te ajudar a entender as etapas e o processo do pensamento, vai mostrar os métodos e princípios da criação e organização de idéias criativas, as principais considerações que ajudam a moldá-las e os elementos de feedback e análise que possibilitam às equipes de design aprender a cada novo job e contribuem com os futuros trabalhos.

 

 

 

 

 

Formato

 

 

Após você entender as etapas do pensamento, você precisa definir o formato que vai ser concebido sua peça. Esse livrointroduz os principais aspectos do formato de designs com explicações claras e visuais.

O conteúdo foca muita em impressos, como tipo de papéis, dobras, cortes, brochuras, acabamentos. Vale observar que é muito bem ilustrado.

 

 

 

 

Grids 

 

Este aqui vai esclarecer tudo o que precisa saber para criar designs sofisticados e funcionais, utilizando grids, proporção e hierarquia.

Conteúdos abordados: Por que usar grids, fundamentos, tipo de grids, elementos dos grids, uso de grids, grids na web.

 

 

 

 

 

 

Layout 

 

Na sequência do Grids, você deve ler este, pois ele vai mostrar os elementos que compõem o layout, as formas, funções e usos do layout e as mídias em que veicula.

 

 

 

 

 

 

Imagem | Tipografia | Cor

 

São três coisas que andam juntas: imagem, tipografia e cor. Esses três você pode ler aleatoriamente depois de ler os quatro anteriores na sequência em que se encontram. Você será apresentado à conceitos básicos: da arte de dar forma visual à uma idéia escrita, classificação dos tipos, sistemas cromáticos a cores especiais, dos filtros à separação em quadricomia, da fotomontagem ao pontilhismo, dos pictogramas à impressão sobreposta, e daí por diante.

 

 

 

 

 

 

Imagem capa “Vector set of business concepts” de Shutterstock

Curtiu? Dê RT e compartilhe!
Pode também nos seguir em nossa fanpage, twitter ou pinterest

Share

Quero ser designer, e agora?

Discussion

1 Response

Leave A Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *