Dicas de como criar um bom ícone

Três dicas rápidas para ajudar a criar um ícone de qualidade. Desenvolvidas pelo designer de interação da agência Ustwo, Eugeniu Clim.

Segundo Clim, “Para alcançar resultados bons e consistentes com o desenho do ícone, é importante manter o processo adequado“. O processo de desenho do ícone tem semelhanças surpreendentes com o processo de design centrado no usuário.

Abaixo você confere as valiosas dicas de Eugeniu:

01. Etapa de descoberta

Este é o momento para analisar o brief, definir palavras-chave para cada ícone e, em seguida, tentar encontrar a representação perfeita ou uma metáfora para as palavras-chaves. É hora de pesquisar imagens e símbolos que têm uma relação direta com os conceitos que você precisa para se comunicar.

Objetos do mundo real devem ser representados na sua forma mais reconhecível, com atividades apresentadas como ações executadas em objetos relacionados. Para conceitos mais complexos, formas abstratas e símbolos vão ajudar. Com esboços e idéias sobre o que desenhar para cada ícone, você estará pronto para começar a segunda fase.

 

02. Criação

Está é a fase para separar e visualizar aquilo que funciona do que não funciona. É nessa fase também que o estilo visual é decido, ou seja, se será realista ou simples, 3D ou flat, por exemplo.

O nível apropriado de detalhe é crucial. Se for insuficiente, é provável que o resultado seja um ícone pobre, que por sua vez afeta o modo como é reconhecido. Detalhes excessivos serão uma distração e, novamente, podem afetar a forma como o ícone é reconhecido. Uma vez decidido, os ícones estão prontos para testes.

 

03. Implementação

É a etapa em que os ícones são testados dentro da interface real, o feedback é recolhido antes de voltar para a prancheta. Este ciclo é repetido até que a aparência final seja alcançada e, por fim, exportado. O ditado, “A pintura nunca está terminado, você apenas para de trabalhar nela” pode ser facilmente aplicado para os ícones!

 
Curtiu? Dê RT e compartilhe!
Pode também nos seguir em nossa fanpage, twitter ou pinterest

Share

Dicas de como criar um bom ícone

Discussion

3 Responses

  1. ted says

    “Para alcançar resultados bons e consistentes com o desenho do ícone, é importante manter o processo adequado”, bela explicação

  2. Matheus Ailton says

    (y) gostei muito, para criar um bom Ícone é preciso pesquisar muito mas muito mesmo e buscar inspiração ai sim sai uma coisa maravilhosa!

Leave A Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *